O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, e a Ministra da Justiça, Joana Rosa, realizam uma missão conjunta entre os dias 7 e 14 do corrente mês de agosto à Costa do Marfim e a São Tomé e Príncipe para constatar, in loco, o andamento do processo de Atribuição de Nacionalidade gratuita aos Descendentes de Cabo-verdianos nos países africanos, no âmbito do decreto-lei de aquisição de Nacionalidade de Origem gratuita aos descendentes de cabo-verdianos em África e promoção da Nova Lei de Nacionalidade.
Na Costa de Marfim, a delegação governamental cabo-verdiana mantém encontros de trabalho com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Costa de Marfim, a Ministra da Justiça, o Governador e o Presidente da Câmara Municipal de Abidjan.
Costa do Marfim foi o primeiro país que acolheu a equipa interministerial que trabalha no processo, que está em curso até 31 de dezembro deste ano.
Na visita a São Tome e Príncipe, a delegação manterá encontros com o Presidente da República, com o Primeiro-Ministro, a Ministra da Justiça e outras autoridades locais.
Em comunicado, o Governo de Cabo Verde frisa que nesta missão participam o Ministro das Comunidades e a Ministra da Justiça, “atendendo à complementaridade dos dois Ministérios neste processo de Nacionalidade”.