O navio-escola da Marinha Militar Italiana, Amerigo Vespucci, conhecido como “o navio mais bonito do Mundo” está ancorado no Porto da Praia. Chegou esta sexta-feira,4, numa paragem de logística, naquela que é a sua segunda volta ao Mundo. Está aberto ao público este sábado.
Amerigo Vespucci é o navio mais antigo da Marinha Militar Italiana, lançado em 1931.
Chegou no Porto da Praia na manhã desta sexta-feira,4, para recarregamento de alimentos e água, e vai partir no domingo, rumo a Santo Domingo, capital da República Dominicana, naquela que é a sua segunda volta ao Mundo.
De acordo com o Capitão de navio, o comandante Luigi Romagnoli, Amerigo Vespucci saiu do porto de Génova no passado dia 01 de Julho, para uma viagem que vai durar 20 meses.
A bordo estão 420 tripulantes, dentre os quais 130 Cadetes da Academia Naval italiana, que realizam uma espécie de estágio no navio, para aprenderem a navegar num barco a vela, noções de direção astronómica, entre outras valências.
Segunda vez em Cabo Verde
Esta é a segunda viagem de volta ao Mundo do navio-escola, e também sua segunda passagem por Cabo Verde.
A primeira viagem decorreu nos anos de 2002/2003, quando fez escala no porto do Mindelo, em São Vicente.
Para além das razões logísticas, Luigi Romagnoli, disse, ao A Nação, que esta escala é também oportuna para renovar a visita do navio a Cabo Verde, cujas águas, sublinhou, são “muito bonitas, quentes e tranquilas”, apesar de “um pouco de ondas”.
Rumo a Santo Domingo
No domingo, Amerigo Vespucci segue sua viagem rumo a Santo Domingo, um percurso que deve durar 22 dias, cruzando, antes disso, as águas das restantes ilhas do nosso arquipélago.
Esta sexta-feira, 4, a tripulação ofereceu uma recepção de cortesia, que contou com a presença do embaixador da Itália em Dakar e Cabo Verde, representantes do Governo e figuras da sociedade civil.
Amerigo Vespucci é o navio mais antigo da marinha italiana, lançado em 1931.
A cada verão, durante três meses, embarca com cadetes da Academia Naval para adquirirem experiência enquanto tripulação de um barco militar à vela.