Por: Aidê Carvalho
Já fui confrontada, algumas vezes, com a pergunta de qual é a citação bíblica que mais me marcou. E em fração de segundos sempre respondo: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). Este foi o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que, em janeiro de 2019, reuniu no Panamá mais de 700.000 jovens.
Infelizmente, não pude estar presente. Mas, os jovens que regressaram inspiraram-me com os seus testemunhos de fé e as experiências vividas. Porém, o convite feito pelo Papa Francisco tocou-me profundamente e influenciou na minha decisão em dizer o “sim” de Maria, seguindo a vontade de Deus.
Este ano, embora menos jovem, não fiquei “estacionada” no sofá, depois de, também ter lido o trecho dos Atos dos Apóstolos onde Jesus diz a Paulo: “Levanta-te! Constituo-te testemunha do que viste”. E eu não queria perder esta bela oportunidade de ver o Santo Padre, que está sempre a desafiar os jovens a serem “missionários corajosos”.
“Maria levantou-se e partiu apressadamente”
Maria, a grande figura do caminho cristão, foi protagonista da última edição da Jornada Mundial da Juventude no Panamá e sê-lo-á também em Lisboa. Basta ver o lema escolhido pelo Papa para esta JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc1,39), desenvolvendo-se “em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica”.
No episódio bíblico da Visitação, a ação de levantar-se apresenta Maria, simultaneamente, como mulher de caridade e mulher missionária. Partir apressadamente é a atitude com a qual se sintetizam as indicações do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023. “Que sejam de evangelização ativa e missionária por parte dos jovens, que assim mesmo reconhecerão e testemunharão a presença de Cristo vivo”.
O tema deste ano, citação do Evangelho de São Lucas, segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus). Na conversa tida com Maria, o anjo diz-lhe também que a sua prima, de idade avançada e considerada estéril, estava grávida. É então que Maria, depois de afirmar ao anjo «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38), se põe a caminho de Ain Karim, perto de Jerusalém, onde vivia Isabel que esperava o nascimento de João, que viria a ser São João Baptista.
Mensagem do Papa aos jovens
Ela não se acomodou e é essa a mensagem do Papa dirigido aos jovens: que não se acomodem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros.
“Precisamos todos que os jovens tomem o mundo nas suas mãos. Que os jovens não se acomodem, que construam uma sociedade mais justa e tomem o mundo nas suas mãos”, disse o Santo Padre.
E hoje há necessidade de jovens que mudem o mundo como Maria, “levando Jesus aos outros, cuidando dos outros, construindo comunidades fraternas com os outros, realizando sonhos de paz”, acrescentou o pontífice.
Em Cabo Verde perto de 1.000 (mil) jovens responderam positivamente ao convite do Papa Francisco para participar na JMJ 2023 Lisboa. Durante a preparação espiritual, diversas atividades foram realizadas em várias paróquias das duas dioceses do país.
Na Diocese de Santiago, o Secretariado Diocesano da Juventude realizou encontros com os peregrinos, formação, retiros espirituais e Assembleia. Eu vi a alegria e o entusiasmo dos jovens em cada evento que participei.
“Há pressa no Ar”, hino oficial da JMJ Lisboa 2023
“Há pressa no Ar”, hino oficial da Jornada Mundial da Juventude, é cantado com alma e exaltação. Dá vontade de ouvir sem parar e de aprender a letra, do padre João Paulo Vaz e a música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da Diocese de Coimbra.
Na verdade, “Há Pressa no Ar”, é parte do tema escolhido pelo Papa para a JMJ Lisboa 2023 – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc1,39).
Mas, confesso que quando vi, pela primeira vez, a frase “Há Pressa no Ar”, estampada num cartaz da JMJ, fiquei pensativa e interroguei-me: Qual o significado deste slogan? Será a pressa que os jovens têm de querer fazer muitas coisas e deixarem o essencial? Ou será a pressa de irem ao encontro do Papá e de estarem com as pessoas de mundo inteiro? Mas, depois de acompanhar atentamente o hino, vi que tinha tudo a ver com o tema.
Sonhos, entusiasmo, esperança e generosidade
No fundo, é um convite aos jovens para renovarem sua força interior, seus sonhos, entusiasmo, esperança e generosidade. Os jovens são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo.
“Há Pressa no Ar” parece uma afirmação simples e de fácil compreensão, mas a verdade é que quanto mais aceitamos refletir sobre ela, mais facetas descobrimos e maior é a intensidade do seu impacto espiritual em nós. E, conforme indica a organização da JMJ 2023, a letra “evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus”.
Da vasta delegação de peregrinos de Cabo Verde, eu fui uma das primeiras a rumar para Lisboa. Confesso que tive muita pressa! O mesmo não se pode dizer do serviço prestado na fronteira do Aeroporto na Praia. Os passageiros mostraram-se desesperados na fila, inclusive na sala de embarque. O avião, também não teve pressa, já que levantou o voo com cerca de três horas de atraso.
Foi já “no ar”, a respirar de alívio, que me pus a refletir sobre este tema “Há Pressa no Ar”. A aeronave que foi alugada pela TACV não foi muito confortável, mas, felizmente, tivemos uma boa aterragem. Para os passageiros saírem do avião também não houve pressa. E, quando finalmente, tiveram a luz verde da tripulação, os peregrinos apressados correram para levantarem a bagagem.
Uma grande família de 1,2 milhões de jovens em Lisboa
Na cidade de Lisboa, onde se espera 1,2 milhões de jovens para a Jornada Mundial, a azáfama é grande, com os peregrinos a chegarem de várias partes do planeta. Os inúmeros cartazes anunciam a contagem decrescente para o início da Jornada Mundial da Juventude (1 a 6 de agosto). É um dos maiores eventos mundiais que junta pessoas de todas as culturas e línguas.
Neste momento, é fundamental cultivar a tolerância, a paz, uma vida de oração e reflexão. Através de meditação sobre o tema desta JMJ, os jovens podem fortalecer a sua relação com Deus, alargarem os horizontes e mostrarem outras formas de estar na vida.
Falamos línguas diferentes e possuímos costumes de vida diversos e formas culturais diversas, e, no entanto, sentimo-nos imediatamente unidos como uma grande família. Podemos dizer, o mesmo encontro interior com Jesus Cristo, a mesma formação da razão, da vontade e do coração. Aqui, o facto de todos os seres humanos serem irmãos e irmãs torna-se uma experiência comum, real e que gera alegria.
Espero que desta Jornada saiam jovens mais fortalecidos na fé, jovens convertidos à paz e ao amor pelo próximo e jovens mais atentos nas coisas que realmente são essenciais.
Penso na pressa para tantos jovens da minha paróquia, da minha diocese, do meu país (em Cabo Verde e na Diáspora), e do mundo inteiro que estão a sair das suas casas, para procurarem horizontes que os preenchem. Assistimos na nossa sociedade, tantos jovens perdidos por causa dos males sociais, como a violência, o álcool e outras drogas, enquanto a vida lhes vai passando ao lado. A esperança é uma palavra verdadeiramente fundamental nesta época, perante as muitas desilusões e as profundas perdas que estamos a viver.
A JMJ Lisboa 2023 terá 23 patronos, que são santos canonizados ou em processo de canonização. Faço votos que esses patronos intercedam junto a Deus pelo sucesso da Jornada e que os jovens peregrinos, especialmente os de Cabo Verde, encontrem nesses santos e santas, a inspiração e a força espiritual.
E, assim como Maria Mãe de Deus, sejam exemplo de fé e disponibilidade. Ela deu o seu “sim” não apenas ao anjo, mas a toda humanidade. Então, que os nossos “jovens apressados” de mundo inteiro estejam sempre disponíveis para o serviço, a missão e a transformação do mundo. E não menos importante, que jamais se esqueçam que esta Jornada é uma boa oportunidade para colocar em ação a encíclica do Papa Francisco Fratteli Tutti (todos irmãos), que fala sobre a fraternidade e amizade social.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 830, de 27 de Julho de 2023