A PJ está a investigar vários perfis falsos em nome do Presidente da República, José Maria Neves, na internet, usados para burla. São quase 20 perfis que têm usado o nome e a imagem do Chefe de Estado para troca de favores ou ofertas. A prática pode levar a cinco anos de cadeia.
A Presidência da República condena veementemente a utilização abusiva da identidade do Chefe de Estado e reforça o apelo para as pessoas ajudarem a denunciar os perfis e reunir provas que levem à identificação e enquadramento dos prevaricadores.
Assim, quaisquer contatos, com o nome e a imagem do Presidente da República e/ou de José Maria Pereira Neves, a solicitar trocas de favores ou oferta do que quer que seja, segundo a Presidência, devem ser encaradas como falsas e denunciadas imediatamente.
A Presidência lembra que esta prática é crime, agravada com as tentativas de burla, enquadrada dentro da Lei do Cibercrime, Lei n.o 8/IX/2017, podendo levar a penas de um a cinco anos de prisão. (https://www.cnpd.cv/leis/Lei%20de%20Cibercrime.pdf)
Os perfis oficiais do Presidente da República e do cidadão José Maria Neves são os seguintes:
No Facebook: • Presidência da República de Cabo Verde https://www.facebook.com/Presidencia.cv
• José Maria Neves Presidente: https://www.facebook.com/JMNPresidente/
No Instagram: • Presidenciadarepcaboverde:
https://www.instagram.com/presidenciadarepcaboverde/