O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, prometeu hoje, na Cidade da Praia, efectuar ainda este ano uma visita de Estado a Cabo Verde, no âmbito da sua política de reaproximação com o continente africano. Lula e José Maria Neves mantiveram um breve encontro no Aeroporto Internacional da Praia, durante uma paragem, no seu regresso da Bélgica.
“Isto (… ) é uma passagem, porque eu pretendo regressar como chefe de Estado, para fazer uma discussão mais profunda sobre a relação Brasil e Cabo Verde”, disse Lula da Silva, num comunicado conjunto com o Presidente da República, José Maria Neves.
Lula adiantou que pretende recuperar a relação do Brasil com a África, através da transferência de tecnologia, na agricultura e na industrialização, bem como na possibilidade de formação e especialização em áreas que a África precisa.
“Os valores da democracia voltaram a reinar no Brasil (…) não queremos voltar ao obscurantismo do regime autoritário. O Brasil precisa de democracia e o mundo precisa de democracia, por isso nós iremos tratar o continente africano com o carinho”, assegurou Lula da Silva.
Regresso do Brasil ao Mundo
Por sua vez, o Presidente da República, José Maria Neves, ressaltou a proximidade entre os dois países e o contributo que o Brasil tem dado para o desenvolvimento de Cabo Verde.
No entanto, considerou que mais importante do que isto é o “regresso do Brasil ao mundo” , dada a sua relevância no cenário mundial.
“O Brasil é um grande país e o seu papel no mundo deve estar à altura da sua dimensão e temos visto que o presidente Lula da Silva tem trazido essa grandeza ao Brasil, que tem se portado à altura dos desafios que o mundo enfrenta neste momento”, notou José Maria Neves.
José Maria Neves disse ainda esperar receber uma visita de Estado do presidente Lula da Silva para “trazer este novo Brasil a Cabo Verde e a África”.
O Presidente da República Federativa do Brasil fez essa paragem de algumas horas no aeroporto Nelson Mandela, na Cidade da Praia, no regresso da Bélgica, onde participou na reunião de cúpula entre países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia.
C/ Inforpress