Os marinheiros cabo-verdianos já podem trabalhar em navios de bandeira de Espanha e Reino Unido com os certificados emitidos pelo Instituto Marítimo Portuário de Cabo Verde. Esta possibilidade surge após o Governo rubricar acordos com a Administração Marítima daqueles dois países.
O Governo rubricou acordos com a Dirección General de la Marina Mercante de España (Administração Marítima do Reino de Espanha) e a Maritime Coast Guard Agency – MCA (Administração Marítima do Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), incluindo o “Red Ensign Group”, que é uma colaboração entre os registos marítimos do Reino Unido e os territórios ultramarinos britânicos e as dependências da Coroa.
Aumenta, assim, para 16 o número de acordos estabelecidos com outras Administrações Marítimas. São eles: a Antigua and Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bélgica, Brasil, Chipre, Letónia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, St. Vincent and the Grenadines, Vanuatu, Reino de Espanha e Reino Unido.
Tiago Ribeiro