Cabo Verde formalizou, no passado dia 13 de julho, a sua adesão à Agência Africana de Medicamentos, tornando-se o seu 25.º membro. Esta ação permitirá a proteção contra riscos associados ao uso de substâncias falsificadas e facilitará a aprovação de produtos que respondem às necessidades de saúde da população africana.
Segundo o Governo, a Agência Africana de Medicamentos irá proporcionar um controlo e uma regulamentação “soberanos” dos produtos médicos.
“Permite que os Estados membros da União Africana assegurem uma proteção eficiente e eficaz da saúde pública contra os riscos associados ao uso de substâncias falsificadas, e facilitarão a aprovação expedita de produtos que respondem às necessidades de saúde da população africana, especialmente em doenças que afetam desproporcionalmente a África” ressalta ainda a mesma fonte.
Os instrumentos de ratificação foram entregues à Comissária para os Assuntos Sociais, Minata Samate Cessouma, pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira.
Tiago Ribeiro