A presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE) prevê para entre Setembro e Novembro a realização das próximas eleições autárquicas no país. No entanto, só o Governo pode fixar uma data.
Maria do Rosário avançou estas informações à Inforpress, explicando que tendo as últimas eleições ocorrido em Outubro, “dá uma base” que as próximas eleições irão decorrer neste período e que cabe ao Governo indicar a data concreta.
Sobre o encontro de restituição com os delegados, que acontece durante estes dois dias, 13 e 14, para a avaliação do ciclo eleitoral 2020/2021 e as preparações para as próximas eleições, Maria do Rosário realçou que se enquadra no plano de actividade para 2023, cujo objectivo é recolher “valiosos contributos e subsídios” para a melhoria na assistência das eleições de 2024.
22 delegados
No total são 22 delegados em cada município e 21 no estrangeiro, informou, revelando que a CNE desconhece os constrangimentos, porque “são eles que estão no terreno” e muitas vezes não se consegue dar resposta atempada durante o período da realização e gestão do processo eleitoral, sobretudo, para os delegados da diáspora, “onde existem complexidades maiores”.
Com os partidos políticos, prosseguiu, pretendem auscultar os desafios enfrentados nas eleições transatas, dada as limitações impostas durante as restrições no contexto da pandemia da covid-19, sobretudo, nas campanhas eleitorais.
De acordo com a presidente da CNE, perspectiva-se a elaboração de um plano “estruturado” para as eleições de 2024, e que, assegurou, consiga incorporar os anseios das organizações e partidos políticos.