Arrancou hoje, 13, a 3ª edição do Fórum Anual da Juventude da África Ocidental e do Sahel, na cidade do Mindelo, São Vicente. A iniciativa reúne jovens de toda a região com o objetivo de os capacitar, enquanto atores-chave de promoção da paz e segurança na região. O fórum decorre até ao dia 15 do corrente mês.
No discurso de abertura, o Representante Especial do Secretário-Geral Léonardo Santos Simão enfatizou a necessidade de integrar os jovens “nos mecanismos de tomada de decisão a nível local, nacional e internacional”.
Entre os objetivos do Fórum Anual da Juventude constam ainda a formulação de soluções recomendadas, relevantes e inovadoras, lideradas por jovens, para tornar a prevenção de conflitos mais eficaz na manutenção da paz e segurança na região.
Um espaço para discussões profundas
O evento, em que Cabo Verde é anfitrião pela primeira vez, é organizado pela Agência das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel (UNOWAS) e a CEDEAO e visa ser um espaço para discussões profundas sobre questões relativas ao desemprego jovem, a condição dos sistemas educacionais, as boas práticas, as oportunidades existentes e os efeitos negativos das redes sociais na educação e emprego.
O Fórum Anual da Juventude reunirá entidades governamentais, jovens mulheres e homens da África Ocidental e do Sahel, associações, organizações e redes de jovens, organizações lideradas por jovens, organizações regionais, entidades da ONU e outros parceiros técnicos e financeiros.
Tiago Ribeiro