O Governo, através de uma resolução do Conselho de Ministros, autorizou um aval, de quase 600 mil contos, aos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) para a aquisição de uma aeronave Boeing B737-8.
Conforme o Boletim Oficial de quinta-feira, esta concessão foi autorizada na modalidade de leasing financeiro junto da Boeing Capital Corporation (BCC), nos exactos termos da “Unconditional Guaranty”
O prazo do aval é de cento e quarenta e quatro meses (12 anos), em conformidade com o plano de reembolso e a data de vencimento do empréstimo, nos termos estabelecidos pelo Contrato de Locação Operacional (CLO).
Importância da TACV
O Governo justifica a decisão com a importância que a TACV desempenha na dinâmica da economia nacional, nomeadamente, a nível do comércio e turismo, considerando, por isso, fulcral a intervenção por parte do Estado para restabelecer o equilíbrio financeiro da empresa.
No documento, citado pela Inforpress, o executivo recorda ainda que, de acordo com o Plano de Retoma e Estabilização, bem como o Interim Business Plan (Interim BP) para o período de 2023 a 2027, a companhia aérea apontou para a aquisição da segunda aeronave em 2023, no âmbito do desenvolvimento da sua actividade.
C/ Inforpress