Cabo Verde recebe hoje uma doação de 50 mil doses de vacina contra HPV e 30 mil doses contra a febre amarela do governo brasileiro, para o reforço da campanha de vacinação iniciada em Agosto de 2021.
Segundo a Inforpress e de acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Saúde, o carregamento que chegou no domingo, 25, vai ser hoje entregue numa cerimónia presidida pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, e o embaixador do Brasil em Cabo Verde, Coubert Soares Pinto, na sala de reunião do ministério pelas 15h.
“A vacina contra a febre amarela é utilizada na prevenção da febre amarela, doença causada por um arbovírus. É recomendada para profilaxia em zonas endémicas ou para viajantes, enquanto que a vacina contra HPV é destinada a proteger contra doenças causadas pelo papiloma vírus “, explica a mesma fonte.
Reforçar o ‘stock’ das duas vacinas no país e da campanha de vacinação contra HPV
A doação, informa, pretende reforçar o ‘stock’ das duas vacinas no país e da campanha de vacinação contra HPV para meninas dos 10 aos 13 anos iniciada no dia 16 de Agosto de 2021, com o objectivo de proteger a saúde da mulher, vacinando crianças antes da entrada da actividade sexual como forma de contribuir para a redução de cancro uterino.
Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, 96% das meninas com 10 anos já foram vacinadas contra o vírus em todo o país, sendo que a vacina aplicada é a Cervarix Bivalente que protege contra os tipos 16 e 18 do HPV.
A mesma fonte acrescenta ainda que a vacina é segura, pelo que já foi administrada em vários países do mundo e, de acordo com estudos científicos, não foram comprovados efeitos secundários graves.
C/ Inforpress