A empresária cabo-verdiana, fundadora e presidente da Fundação “Naděje Cabo Verde” (Esperança Cabo Verde) Mónica Sofia Duarte, foi distinguida com o Prémio Internacional Trebbia Awards, na República Checa. O prémio distingue anualmente personalidades influentes de todo o mundo nas áreas da actividade criativa, apoio à cultura e à arte e contribuição para o diálogo das culturas nacionais.
A empresária, modelo e estilista de 31 anos, natural de Santa Cruz, ilha de Santiago, foi distinguida na noite de ontem com o prémio Trebbia pelos seus esforços e projetos que coordena para criar condições de combater doenças e debelar a pobreza em Cabo Verde.
Mónica Duarte também leva a cabo projetos com um intuito de desenvolver um Cabo Verde com equilíbrio socioeconómico e sustentável, além de fazer parte da Câmara de Comércio Checo-Cabo-Verdiana, que promove relações bilaterais através da diplomacia económica, do turismo, da educação e do sector da energia entre os dois países.
Mónica Sofia Duarte pretende impulsionar o sector do Turismo entre o seu país de origem e aquele que a acolhe desde 2013. Como afirma, desde a sua chegada à República Checa, enquanto estudante, que tenta promover o país natal entre os checos e não só.
Elogios ao trabalho desenvolvido por Mónica Duarte
“É firme nas suas convicções. Acredita que África tem a força motriz e os recursos necessários para se desenvolver. Quer ajudar a ajudar. E aí eu perguntei a mim mesma mas que idade, que experiência, que recursos? Ela vai respondendo com determinação, projectos e ações solidariedade. Ela não caminha sozinha. Aliás, ela que é bancária/financeira e gestora de Fundo arrecada projectos e investidores para Cabo Verde e vários outros países” lê-se numa publicação no Facebook.
“Presenciar tão grande distinção na República Checa fez-me ver o quanto ela é reconhecida e admirada, aqui, pela sua capacidade de trabalho e realizações” continuou a internauta Valentina Sameiro Reis Oliveira.
Tiago Ribeiro
Estagiário