A Académica do Mindelo conquistou neste sábado, 17, a Taça Cabo Verde 2023, ao vencer o Bairreirense, do Maio, por 1-0, no Estádio Adérito Sena. O único golo do jogo foi apontado aos 40 minutos pelo defesa Ivan, do Barreirense, na própria baliza.
Para coroar o momento, a bola do jogo chegou ao centro do terreno de jogo pelas mãos da rainha de batucada do Carnaval de São Vicente deste ano, trajada a rigor.
No melhor momento do Barreirense no jogo, sensivelmente até perto dos 20 minutos, os maenses chegaram algumas vezes com perigo junto à baliza da Académica, mas os lances eram sempre congelados pelos defesas da casa.
Foi esta a fase em que a Académica sentiu dificuldades em fazer o que gosta: ter bola, circulá-la de pé para pé e, sempre que possível, passes longos para os flancos, na esquerda com Lela e Gogol, na direita com o Larry.
Jogo equilibrado
Isto porque o Barreirense fechou bem os espaços, os seus jogadores chegavam sempre primeiro às bolas e o jogo da Académica não saía.
A mudança operou-se quando Tchukim, aos 22 minutos, ficou muito perto do golo, depois foi Larry que, na pequena área, não atinou com a baliza.
Aos 34 minutos, quando Académica já era dona e senhora do jogo, Gogol em excelente jogada individual obrigou o guarda-redes Estrela a uma defesa vistosa a evitar aquilo que seria o primeiro golo do jogo.
O Barreirense, por seu lado, só regressou à área da Académica aos 38 minutos, mas os avançados não tiveram discernimento necessário para tirar melhor proveito do lance de contra-ataque.
Auto golo
Dois minutos depois, o golo da Académica, Ivan, defesa do Barreirense, atrasou a bola para o seu guarda-redes, que já lá não estava, e o esférico tomou o caminho do fundo da baliza do Barreirense, fazendo o 1-0 para a Académica, resultado ao intervalo.
A segunda parte principiou com a Académica a desperdiçar uma soberana oportunidade de golo, quando Larry antecipou-se ao guarda-redes Estrela, mas não conseguiu acertar na baliza maiense e, logo de seguida, Tchukim rematou forte para defesa do guarda-redes do Barreirense.
O médio Dário, da Académica, foi eleito o homem do jogo, o treinador Rui Alberto Leite também foi distinguido com um troféu, e Wi (Barreirense) como melhor marcador.
Ainda no capítulo dos prémios, a equipa do Barreirense foi agraciada com um cheque no montante de 100 mil escudos, e a Académica recebeu o montante de 150 mil escudos.
C/ Inforpress