A cidade da Praia acolhe na tarde desta terça-feira,13, o lançamento do livro “A Linda Borboleta”, obra “totalmente inclusiva” que conta com a co-autoria e ilustração de uma jovem com paralisia cerebral. O lançamento está marcado para às 17 horas, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional.
“A Linda Borboleta” de autoria de Teresa Mascarenhas e Rosiane Rocha conta com participação especial do escritor Germano Almeida.
A obra relata uma linda história de superação e de inclusão. Pois é o primeiro livro em Cabo Verde 100% acessível e inclusivo, cujo a ilustradora e co-autora é um jovem com paralisia cerebral”, escreveu Teresa Mascarenha, presidente da Associação Acarinhar (responsável da obra) na sua página do Facebook.
Segundo a mesma, a obra está disponível em português e em crioulo, ambas em braille, com texto aumentado, para as pessoas cegas ou com baixa visão, pictogramas, para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza.
“Inclui ainda um código QR, que nos remete para o videolivro, em Língua gestual, para crianças surdas, com audiodescrição das imagens, para as pessoas cegas”, acrescentou.
Seis anos a ser produzida
Teresa Mascarenhas avançou que foram seis (6) anos na preparação até que a ideia se concretizasse. Sendo assim, agradece as pessoas e instituições envolvidas neste projecto.
“A Linda Borboleta” vai ser lançada esta tarde, na Assembleia Nacional, na Praia, com apresentação a cargo de Fátima Fernandes e Natacha Magalhães.
O seu lançamento acontece no âmbito das actividades comemorativas dos 16 anos de Acarinhar que decorrem sob o lema “16 anos a construir pontes para uma maior inclusão”.