PUB

Santo Antão

Paul: Milhares de fiéis participam na peregrinação de Santo António das Pombas 

No município do Paul, em Santo Antão, milhares de fiéis participaram na tarde de ontem, 12 Junho, na peregrinação de Santo António das Pombas. Os devotos percorreram dez quilómetros entre Cabo da Ribeira e a cidade das Pombas.

A peregrinação iniciou-se por volta das 14h00 e terminou cinco horas depois, no largo da igreja de Santo António, na cidade das Pombas.

Na trajetória, os peregrinos, além de carregarem a imagem de Santo António das Pombas ao ombro, também traziam com eles várias oferendas, como forma de agradecimento ao santo ou para “pagamento” de alguma promessa. O percurso foi acompanhado ao som do tambor.

Manter a tradição

Ary Rodrigues, devoto e figura assídua todos os anos na peregrinação, disse à Inforpress que participar nessa cerimónia é uma sensação “única” e não sabe explicar, por isso aconselhou que todas as pessoas deveriam fazê-la.

Já Nelson, que é tamboreiro, disse que participar na peregrinação tocando tambor é uma tradição antiga da sua família e que, por isso, todos os anos participa.

Por sua vez, o padre José Júlio Fortes disse que a peregrinação correu muito bem e durante o trajecto houve momentos de espiritualidade e cultural.

“Estamos bastante satisfeitos, embora haja coisas que por mais que tentamos fazer não conseguimos, mas sentimos que Santo António tem a sua moldura humana e cabe a nós só acolher e a agradecer a Deus, como a devoção e peregrinação a Santo António”, pontuou.

O ponto alto da festa ocorre hoje, 13, com a celebração da missa solene, concurso de tamboreiros e coladeiras, final de corridas de cavalos e baile de verbena no polivalente Bunzim.

PUB

PUB

PUB

To Top