Euclides Andrade, “Clé”, de 25 anos, natural da ilha de Santiago, foi eleito, numa escolha dos capitães de equipa do Puro Futebol, para integrar o melhor ataque da edição 2022/23 da Liga 3. Clé milita na formação de Os Belenenses, que para o ano jogará na II Liga Portuguesa de Futebol.
O internacional cabo-verdiano, que recentemente recebeu o prémio “Puro Destaque”, jogador com mais prémios “Homem do Jogo” (somou cinco prémios de “Homem do Jogo” na Liga 3 com a camisola de Os Belenenses, três dos quais na 1ª fase que o conduziram ao prémio), destacou-se na temporada 2022/23, ajudando o Os Belenenses a conseguir o regresso à II Liga portuguesa de futebol.
Clé está entre os convocados para Selecção Nacional “AA” para o jogo amigável com Marrocos, a 12 de junho, em Rabat, de preparação para a quinta, e penúltima, jornada de qualificação ao CAN 2023, que será frente ao Burkina Faso, a 18 de junho.
Um craque desde sempre
Nascido na localidade de Cancelo, em Santa Cruz, no interior de Santiago, Clé foi descoberto pelo professor Ambrósio, da Esperança de Calheta, para o mundo do futebol.
Clé é internacional cabo-verdiano pelas seleções de base (sub-19 e sub-20) e esteve no combinado de jogadores residentes nos jogos de pré-eliminatória para o CAN’2020.
Em 2021 foi convocado pelo selecionador Bubista para os jogos das eliminatórias para o Mundial 2022 contra a Libéria, mas não foi utilizado.
Da Calheta, teve de se deslocar para o município do Tarrafal para representar o Beira-Mar, no Regional de Santiago Norte, onde, na sua primeira época, apontou 15 golos.
Mas antes, já tinha dado nas vistas também quando conquistou o título de melhor marcador dos sub-17, em Santiago Sul.
Considerado o melhor jogador dos sub-19, aquando da sua vitória no Campeonato de Cabo Verde ao serviço da Esperança da Calheta, Clé foi contratado pelo Boavista e na sua primeira aparição no clube da capital foi eleito melhor marcador da Taça dos Campeões.
Em Portugal, antes do Belenenses, representou o Oliveira de Hospital.
Tiago Ribeiro
Estagiário