Evadilve do Rosário, delegada do Ministério da Saúde no Paul, alertou que o uso de substâncias ilícitas tem aumentado no concelho, “principalmente” na camada mais jovem. Isto, numa altura em que o município se encontra em festa devido ao Santo António.
Citada pela Inforpress, a médica advertiu ainda que a problemática do alcoolismo é “gritante” no concelho, uma situação que, como afirmou, se vem arrastando “há muito tempo”.
Para tentar driblar o problema, essa responsável garantiu que a delegacia tem boas parcerias locais e juntos têm vindo a fazer várias acções para sensibilizar a população sobre a problemática do uso abusivo do álcool e outras drogas.
Idosos sem ir às consultas de doenças crónicas
A delegada de saúde do Paul fala ainda em problemas no que toca ao seguimento do tratamento de doenças crónicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, nas pessoas mais idosas .
É que, segundo diz, muitas vezes, “os familiares não se importam” e deixam de levar os idosos às consultas de seguimento.
“Temos poucos doentes crónicos descompensados no concelho, embora uma problemática que temos gritante é o abandono do nosso idoso por parte da família, não temos tido o apoio da família para dar seguimento aos nossos crónicos”, conclui.
C/Inforpress