Osmar Moreira é um jovem natural da cidade da Praia que vem construindo, aos poucos, a sua carreira na música. Com sucesso “lançou” o “Afro”, género querido hoje entre os artistas cabo-verdianos. Por agora, o foco de O.S.M.A.R, o seu nome artistico, será o seu EP previsto para final de Julho ou início de Agosto.
A sua carreira na música iniciou em 2004, num grupo de amigos de infância intitulado “TB18”, que deu, em 2015, um show encantador no Quintal da Música no Platô, Praia.
A música não era a sua primeira opção pois nutre também um grande amor pelo futebol, comédia, dança e pintura. No entanto, por estar no sangue, não conseguiu contrariar o ditado “fruta não cai longe da árvore”.
Neto de Bitori Nha Bibinha
“Na sua adolescência, o meu pai foi cantor e foi vencedor de uma das edições do concurso Todo Mundo Canta. Fora isso, sou neto do Bitori Nha bibinha e não tinha como fugir para outra área que não seja esta. Mas lembro-me que gostava muito de futebol e de imitar os passos de Jorge neto”.
Enquanto amadurece, O.S.M.A.R foi se encontrando na música. Preparou o seu primeiro single a solo no ano de 2011, altura em que se encontrava em Portugal. A música intitulada “Distino” foi lançada no Youtube em 2013.
“Implementar” Afro em Cabo Verde
“Antes desta fase, estive na Tenerife (Canárias) e junto com mais dois artistas, nomeadamente Ade Costa e Rocky, começamos a nossa caminhada na música”, conta.
Em 2012, Osmar regressou a Cabo Verde com novas ideias que segundo avançou foram rejeitadas no primeiro tempo mas muito bem aceite hoje-em-dia.
“Juntamente com o DJ Elvis surgiu a ideia de implementar a cultura afro na música. No início teve muita rejeição mas o curioso é que hoje, se notarmos, não há um artista que não esteja interessado no Afro”, explicou O.S.M.A.R, referindo que por agora, a ideia é procurar novos ritmos e estilos.
“Bombaclap” já lançado
Nesta senda, há cerca de um mês que o jovem artista lançou um novo single que intitulou de “Txoma_Policia”. Segundo conta esta música tem um estilo diferente e identifica-se como “Bombaclap”.
“É uma mistura de Ragga, Dance Hall e Reggaeton. Foi uma vez mais, uma ideia que desenvolvi em conjunto com o Dj Elvis Varela em busca novos horizontes”, revela salientando que em relação ao tema “Txoma Polícia” é inspirado em uma história real.
“A música relata uma história verídica em que na altura da quarentena, devido à pandemia da covid-19, os vizinhos ganharam o hábito de chamar a polícia por tudo e por nada. E as autoridades quando chegavam aconselhava-nos a divertir sem barulho para evitar constrangimentos. Altura esta em que os bares e restaurantes tinham ordem para fecharem mais cedo”.
Primeiro EP a caminho
A música que teve uma boa aceitação por parte do público conta com bons feedbacks no Youtube.
Após esta fase, Osmar diz que o foco é preparar o seu primeiro EP, com lançamento previsto para o próximo mês, entre final de Junho e início de Agosto.
“Estou a preparar este trabalho e depois desta fase, pretendo dar uma pausa para estar disponível a outros rumos e novas ideias”.
Se tudo der como planeado, 2024 poderá ser o ano do seu regresso com mais ideias que se podem traduzir em grandes sucessos como o Afro que “lançou” junto com o DJ Elvis Varela.