A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka é o vencedor das eleições legislativas na Guiné-Bissau, tendo obtido 54 dos 102 deputados do parlamento, segundo os resultados eleitorais provisórios, divulgados hoje pela Comissão Nacional de Eleições.
A coligação PAI – Terra Ranka é liderada por Domingos Simões Pereira, presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e inclui também a União para a Mudança, o Partido da Convergência Democrática, o Movimento Democrático Guineense e o Partido Social-Democrata.
Os resultados provisórios, de acordo com os dados citados pelo jornal português Expresso, indicam também que o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), liderado por Braima Camará, obteve 29 deputados.
Em terceiro lugar ficou o Partido de Renovação Social (PRS) com 12 deputados,
O Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), criado no final de 2021, e liderado por Botche Candé, obteve seis deputados na sua estreia eleitoral.
O grande derrotado é a Assembleia do Povo Unido — Partido Democrático da Guiné-Bissau, liderada pelo primeiro-ministro cessante Nuno Gomes Nabiam, que obteve apenas um deputado.
C/ Expresso Pt