Tujo é o nome profissional de Artur Gomes, cabo-verdiano que vive em Portugal desde os seis anos. Cabeleireiro de profissão, o seu trabalho tem conquistado pessoas famosas como Josslyn, Neyna, Soraia Ramos, Ceuzany, entre outras celebridades. O empoderamento do crespo na Europa tem sido a sua marca.
Tujo nasceu em Cabo Verde. Aos seis anos acompanhou a família para Portugal, onde aprendeu com a mãe a arte dos cabelos. Hoje, com 33 anos, o seu trabalho tem conquistado celebridades de toda a lusofonia.
De Cabo Verde, as cantoras Josslyn, Neyna, Soraia Ramos e Ceuzany têm sido suas principais clientes. O ‘hairstylist’ também faz o cabelo de Rita Pereira, Bárbara Bandeira e da angolana Pérola, entre outras famosas, seja para o dia-a-dia, ou em penteados para os videoclipes.
Os cuidados se estendem a todas as mulheres, em Amadora, onde trabalha. Para Tujo, cada “boneca”, como chama as clientes, é especial, tanto é que presta atenção nas necessidades de cada uma para proporcionar uma melhor experiência.
“Eu ouço as clientes e as suas necessidades. Não quero só faturar, quero que tenham a autoestima elevada, que estejam felizes e que esqueçam o mundo lá fora, que esqueçam do cansaço, das frustrações ou que o casamento não vai bem, pelo menos por instantes”, conta ao A Nação.
Empoderamento crespo
O empoderamento do cabelo crespo é também outra missão de Tujo que quer que as mulheres africanas se sintam bonitas com o próprio cabelo, mas lamenta a falta de representatividade das marcas.
“Há infinitos produtos capilares para cabelos lisos, mas para os cabelos afros ainda há poucas opções. Porquê a L’oréal não trabalha produtos para cabelos crespos? A nossa comunidade é muito grande, então porque não apostar em nós? Isto dói. Nos eventos há poucos embaixadores africanos. Estou a lutar para mudar esta realidade”, lamenta Tujo, que já pensa em criar uma linha de produtos próprios.
Todo o processo de empoderamento é registado pelo cabeleireiro em vídeos humorados partilhados no Instagram, muitos em língua cabo-verdiana para mostrar que está longe, mas Cabo Verde continua perto.
Tujo pretende, em breve, levar sua arte para Cabo Verde, através dos tours profissionais que tem feito por vários países e futuramente formar pessoas.