Escolas e associações da ilha do Sal assinaram o contrato de apoio financeiro do Governo no montante de um milhão trezentos e trinta e dois escudos cabo-verdianos destinados a 267 alunos, 140 feminino e 127 masculino, no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. A assinatura do contrato teve lugar em Santa Maria, ilha do Sal.
Depois da Ilha Brava, Santiago, São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, foi a vez das escolas e associações da ilha do Sal, beneficiadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura, (BA-Cultura), receber o ato oficial de assinatura do contrato de apoio financeiro do Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Para o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas, Abraão Vicente, o programa BA- Cultura e o financiamento, ora garantido, acaba por ajudar a construir uma “nova geração, com um novo olhar, que sabe ler pauta, sabe gostar da cultura cabo-verdiana e que sabe amar os artistas cabo-verdianos”.
4014 alunos bolseiros
Segundo o Governo, Cabo Verde conta, neste momento, com 109 escolas/associações/ONG´s beneficiadas, e um total de 4014 alunos bolseiros e quase 30 milhões de escudos cabo-verdianos investidos nas comunidades, nas famílias, ao mesmo tempo que garante sustentabilidade às escolas/associações/ONG´s ou seja, às iniciativas privadas.
O momento foi presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, a vereadora da cultura, a coordenadora do programa BA-Cultura, artistas e organização dos Cabo Verde Music Awards e, enquanto convidados especiais, os alunos bolseiros.
Tiago Ribeiro
Estagiário