A cidade de Assomada, Santa Catarina, interior de Santiago, acolhe a partir deste Sábado, 20, um conjunto de actividades culturais, desportivas e recreativas para assinalar a Semana d’África 2023.
O evento organizado pela autarquia santacatarinense em parceria com outras entidades inclui uma Feira de Saúde a ter lugar na Praça Central, entre as 10 e 13 horas, com medição de tensão arterial, glicemia e peso; palestra de sensibilização e teste de despistagem de HIV, além de consultas médicas de neurologia e de clínica geral.
No domingo, 21, acontece a final do torneio de futebol de 11, com a respetiva entrega de troféus, entre as 10 e as 14 horas no Estádio de Cumbém.
Feira de gastronomia e artesanato
A programação prossegue na Segunda-feira, 22, com a abertura da feira de gastronomia e artesanato, que se prolonga até dia 25, no Espaço do Artesão, comexposição e divulgação de produtos africanos, da gastronomia ao artesanato de vários países africanos, nomeadamente, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Mali, Benin, Guiné-Conacri, Gana e São Tomé e Príncipe.
Na Quarta-feira, 24, às 16 horas, a Zona Pedonal acolhe “África Canta e Dança”, um espetáculo musical com Tabanca, batuco, dança tradicional, reggae, capoeira, ginástica rítmica, poesia, teatro, entre outras manifestações culturais.
No dia 25, data em que é celebrado o Dia de África, o Centro Cultural Norberto Tavares acolhe, no período da tarde, um debate subordinado ao tema “África e Africanidades”, com três painéis.