O Movimento Federalista Pan-Africano (MFPA) em Cabo Verde realiza a “Grande Marcha pela África (GMA)” para celebrar o 60º aniversário da criação da Organização da Unidade Africana, fundada em 25 de Maio de 1963 em Adis Abeba,Etiópia. O MFPA tem uma programação assente em três grandes pilares, o Político, Cultural e Educativo. As atividades se realizam entre os dias 23 e 28 de maio. A GMA está marcada para o dia 25 de maio, com início no centro histórico do Platô às 17h com destino ao memorial Amílcar Cabral na Várzea.
Segundo nota de imprensa da organização, o objectivo do evento é “despertar e alegrar as filhas e os filhos de África, onde quer que estejam, no Continente ou Diáspora, para darmos as mãos na construção da África do amanhã, soberana, forte e unida, no processo de defesa da Humanidade, mais do que nunca, em perigo”.
A nível político será realizada uma grande Assembleia, no dia 27, para constituir a Coalizão Federalista Pan-Africana de Cabo Verde, onde serão eleitos o Coordenador, o Vice-Coordenador e o Secretário-Geral da Coalizão com o mandato da formalização do Movimento em Cabo Verde e de preparar e liderar a participação do país no Primeiro Congresso Federalista Pan-Africano.
No âmbito cultural, será realizado um desfile liderado pelo Bloco Afro Abel Djassi, patente entre os dias 25 a 27 de maio no Palácio Ildo Lobo, e contará com diversos outros grupos e associações, incluindo representações das diferentes comunidades africanas radicadas em Cabo Verde.
Feira Cultural e Festival de música no Palácio da Cultura Ildo Lobo
Além disso, também está agendado uma Feira Cultural no Palácio da Cultura Ildo Lobo, aberta ao público de 25 a 27 de maio, promovendo a criatividade do Povo Africano, e um Festival de Música, Dança e Poesia no mesmo espaço, sob o lema “Afrika Nu Uni!”, dia 26 e 27 de maio no Pátio do Palácio Ildo Lobo, com o desafio de promover a Unidade na Diversidade.
Já no campo educativo estão agendadas duas mini palestras em duas escolas da capital para falar sobre a “Importância da Unidade Africana”. O programa continuará com duas rodas de conversa, uma sobre “A contribuição de Cabo Verde para a Unidade Africana” com o embaixador António Lima e outra sobre “Ativismo e Pan-Africanismo” com a participação da Rede de Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da cidade da Praia.
Haverá, igualmente, um Seminário Online, dia 26 de maio no Palácio Ildo Lobo pelas 16h, sobre o tema “Educação para renovação e consolidação de uma nova liderança Africana” liderado pelo Professor Doutor Samba Buri Mboup do Senegal.
Movimento Federalista Pan-Africano
O MFPA está em Cabo Verde desde Outubro de 2016 com um trabalho de mobilização e conscientização junto da população, tem realizado diversas actividades assinalando as diversas datas importantes para o continente africano.
O MFPA persegue “um único objetivo” que é a “união política de todos os Africanos no Continente e na Diáspora até o fim da década 2020-2030”.
A Grande Marcha pela África conta com a parceria do Bloco Afro Abel Djassi, o Coletivo Djulangi e a Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas.
Tiago Ribeiro – Estagiário