A Organização da Mulheres de Cabo Verde (OMCV), através do projeto ACOLHA, inaugura, no próximo dia 28, pelas 15h, um banco gigante na comunidade de Angra, no concelho do Tarrafal, na ilha de Santiago, que constitui mais um ponto de paragem obrigatória para turistas e pessoas que visitam esta comunidade.
Segundo nota de imprensa, o projeto ACOLHA tem como objetivo apoiar ofertas turísticas das famílias rurais para melhorar as suas rendas e a qualidade de vida, “assente na segurança, informação, proteção de menores e sustentabilidade ambiental”.
O projeto está a ser implementado pela OMCV e pela ONG Italiana “Persona Como Noi” e tem como objetivo geral promover o turismo rural sustentável, promovendo a segurança das crianças em quatro comunidades do Tarrafal de Santiago.
A inauguração conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis Varela.
Projeto ACOLHA
O Projeto ACOLHA está a ser implementado em quatro comunidades de Tarrafal, sendo as comunidades de Fazenda, Ponta Furna, Chão Bom e Trás os Montes.
É um projeto de turismo rural sustentável que promove, ao mesmo tempo, a segurança das crianças nessas quatro comunidades.
As principais atividades desenvolvidas são a formação e sensibilização das comunidades sobre a tutela da infância no turismo familiar, manutenção e sinalização das trilhas, formação e capacitação dos beneficiários sobre o acolhimento de turistas e serviços ligados ao turismo, realização de obras de reabilitação de casas para oferecer serviços turísticos e criação de campanha de marketing para a promoção turística.
Resultados
Como resultados, o Projeto ACOLHA pretende ter comunidades conscientes das oportunidades e dos riscos ligados ao turismo rural, através de ferramentas criadas com o apoio das associações locais para a tutela das crianças menores.
Pretende ainda funcionar como um mecanismo de proteção infantil e redução de riscos, através do envolvimento comunitário sistematizado e divulgado a nível regional para replicação em cooperação com todos os parceiros do projeto.
Tiago Ribeiro
Estagiário