A taça do Campeonato Mundial de Basquetebol está em Cabo Verde para exibição em Mindelo e Praia, de forma a encorajar novas gerações da modalidade e motivar a seleção cabo-verdiana no mundial.
No dia de ontem, o troféu esteve em exibição na praça de Ribeira Bote, Mindelo, acompanhada de sessão de fotos e um torneio 3X3 com duas escolas de formação de São Vicente.
Na Cidade da Praia o troféu vai permanecer dois dias, quinta-feira e sexta-feira, e será exibido no Farol Dona Maria Pia, no Forte de São Filipe, na Cidade Velha e no Largo Amílcar Cabral, durante um torneio 3×3.
Trovoada enaltece iniciativa
Emanuel Trovoada acredita ser também importante a oportunidade dada pela FIBA do troféu percorrer duas ilhas, Santiago, a partir de quinta-feira, e São Vicente, ilha de “muitos talentos internacionais”.
Daí, que, sublinhou, a mensagem é mostrar aos jovens que “podem também e pode aparecer uma nova geração para levar o basquete nacional ainda mais longe”.
Cabo Verde é uma das 30 nações escolhidas para a turnê do troféu da Copa do Mundo da FIBA.
O Troféu Naismith, em homenagem ao inventor do basquetebol James Naismith, é a taça de prata maciça concedida aos vencedores do Mundial. A versão atual do troféu foi concedida pela primeira vez em 1998.
Cabo Verde no Mundial
A selecção cabo-verdiana qualificou-se a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez para o Mundial da modalidade, evento que vai contar com a participação de 32 selecções, entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.
Cabo Verde figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.