O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inicia hoje uma visita de três dias à ilha de São Nicolau, com diversos pontos na agenda de trabalho, com especial atenção à inauguração da estrada que liga Ribeira da Prata a Fragata. Trata-se de uma estrada financiada pelo Governo de Cabo Verde em aproximadamente 200 mil contos.
O Primeiro-ministro lidera uma comitiva composta pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e pela Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.
A inauguração da estrada Ribeira da Prata – Fragata está marcada para amanhã, 16, pelas 16h. São 2,3 km de extensão, com uma faixa de rodagem de 5 m de largura, pavimentada em calçada de paralelepípedos de pedras basálticas, dotada de órgãos de drenagem transversal e longitudinal, além de sinalização e segurança.
Segundo nota de imprensa do Governo, o objectivo desta obra foi a de “desencravar localidades, desenvolver a economia local, incluindo a agricultura, pecuária e turismo rural” e irá “melhorar substancialmente as condições de tráfego e acessibilidade na região, trazendo vantagens de tempo e de conforto para os utentes”.
Outras inaugurações
Durante a tarde de hoje, 15, na Ribeira Brava, o chefe do Governo visitará o Campo Solar em Preguiça e presidirá à inauguração da Rua D, na mesma localidade, e o lançamento da primeira pedra para a construção do campo relvado de Juncalinho e inauguração da pedonal da localidade, projectos financiados no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA).
No município do Tarrafal, o primeiro-ministro visitará algumas obras em curso naquele concelho, durante o dia de amanhã, 16, nomeadamente as obras de requalificação da localidade de Hortelã, a construção dos Paços de Concelho do Tarrafal, obras do cais e do complexo de pesca, bem como, as obras de requalificação da vila da Praia Branca.
Também inaugurará a Pousada João Fortes em Queimadas.
Projeto Hidroagrícola Perímetro Agrícola na Vila Praia Branca
Ainda durante a tarde de amanhã, o chefe de Estado procederá à inauguração do Projeto Hidroagrícola Perímetro Agrícola na Vila Praia Branca, financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o Fundo Fiduciário Espanhol.
O projeto contemplou uma perfuração com capacidade de produção de 15 m3/h, a instalação de parque fotovoltaico híbrido de 22 kW, construção de um reservatório, instalação de 700 m de rede de adução, a aquisição e instalação de materiais de microirrigação para 27 parcelas.
O projeto visa contribuir para a melhoria do rendimento das famílias e aumento da segurança alimentar e nutricional através do acesso à água e terreno para a produção agrícola.
O Primeiro-Ministro termina a sua visita na quarta-feira, 17, com a assinatura, em acto oficial, do acordo parassocial da empresa Águas de São Nicolau (ADSN).
Tiago Ribeiro
Estagiário