Assomada, no município de Santa Catarina de Santiago, comemora hoje, 13 de Maio, os 22 anos da sua elevação à categoria de cidade, dia também da sua santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima. O Presidente da República felicitou a “maior urbe de Santiago Norte” pelo percurso e papel histórico.
Numa mensagem encaminhada à Presidente da Câmara Municipal, Jassira Monteiro, o Chefe de Estado destaca o “papel histórico desempenhado pela maior urbe de Santiago Norte, as suas grandes potencialidades em sectores diversos, assim como os avanços que vem registando”.
“Pela sua centralidade no interior de Santiago, pelo seu histórico papel na alavancagem da economia da região, Assomada configura-se com um polo de desenvolvimento incontornável para o futuro desta ilha e do país”, sublinha José Maria Neves.
O PR diz constatar, com agrado, que se dissipam os efeitos das últimas crises enfrentadas pelo país e pelo Município e se registam sinais de retoma e de vitalidade.
“A sua crescente dinâmica económica vem na esteira de uma vocação como polo comercial, para além da sua importância social, histórica e cultural. A Cidade é sede de um município cujas potencialidades nas áreas da agricultura, pecuária, pesca, agro-indústria, turismo, artesanato, gastronomia e comércio podem ser ainda mais exploradas”, destaca.
José Maria Neves sublinha, ainda, os ganhos conquistados pela cidade desde que adquiriu o estatuto de cidade, entre os quais um “crescimento efetivo, novos empreendimentos, aumento do acesso a novos serviços”, para além de albergar a Universidade de Santiago e um dos polos da Universidade de Cabo Verde.
Não obstante, reconhece que a cidade ainda enfrenta “muitos desafios relacionados com o seu crescimento, que são mais evidentes nas questões urbanísticas e de infraestruturação”.