PUB

Cultura

Zé Pereira reedita “Bokafumo”, sua história de superação

O fotógrafo José Pereira vai apresentar, no final deste mês, a segunda edição do seu livro “Bokafumo – Uma história de superação às drogas”, numa versão que traz, também, um pouco daquilo que tem sido a sua trajectória de intervenção social nos últimos anos.

“A razão desta segunda edicção prende-se com o fato de muitas pessoas continuarem a mostrar interesse pelo livro e ser frequentemente abordado, seja nas ruas, seja nas redes sociais, por pessoas que pretendem adquiri-lo”, começa por fundamentar o autor, ao anunciar uma segunda leva da obra, já em processo de impressão.

Um primeiro lançamento deve ter lugar na Cadeia Central de São Martinho, na Praia, onde se encontram jovens afectados pelo consumo de substâncias psicoactivas e, por arrastamento, impedidos de participarem de lançamentos de livros na Praia.

“Por essa razão iremos nós ter com eles, contando já com todo o engajamento institucional por parte da Direcção Geral dos Serviços Prisionais e da Ministra da Justiça, em particular”, releva o autor, em declarações ao A Nação.

A segunda apresentação será na Mediateca do Campus da Universidade de Cabo Verde, no dia 31 de Maio, pelas 18 horas.

O livro

Publicado pela primeira vez em 2017, a segunda edição do livro, que conta a história de envolvimento e superação do autor com as drogas, traz, adicionalmente, uma nota introdutória que relata, entre outras coisas, o percurso da obra e do autor de 2017 a 2023.

Conta ainda com uma galeria de fotografias, onde estão ilustradas as apresentações, realizadas em todas as ilhas de Cabo Verde, bem como as acções de sensibilização que também percorreram o arquipélago, enquadradas na campanha nacional a que o autor se propôs, aquando do lançamento.

Para que a história não se repita 

Nos últimos anos, José Pereira tem estado engajado em diversos projectos de prevenção e de disseminação de mensagens que promovem estilos de vida sóbrios, responsáveis e dignos, através do combate ao uso abusivo do álcool e de outras drogas.

As acções de sensibilização à volta deste livro foram desenvolvidas em todas as ilhas de Cabo Verde, desde estabelecimentos de ensino do básico ao universitário, centros de tratamento, comunidades, Forças Armadas, igrejas, centros de acolhimento para crianças e adolescentes, famílias e nas cadeias da Praia, São Vicente e do Fogo.

“Venho participando, igualmente, no âmbito em acções de prevenção da Campanha, agora Fundação Menos Álcool Mais Vida, tendo acompanhado o Dr. Manuel Faustino e restantes elementos da equipa em diversas iniciativas até ao mês de Abril do corrente ano”, elenca o autor, que também integra a “Mala de Prevenção” do médico psiquiatra português Luís Patrício, que ministra formações aos técnicos nacionais nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão.

Ainda, através da Fundação Casa Mente Sã e em parceria com o Dr. Eduíno Moniz, Pereira tem colaborado na constituição de grupos de Alcoólicos Anónimos e Narcóticos Anónimos, em diversos concelhos da ilha de Santiago.

Com estas acções, foi condecorado pelo Governo de Cabo Verde e convidado a assumir a coordenação do programa televisivo “Embaixadores da Esperança”.

“Impacto muito positivo”

O fotógrafo garante que o impacto de todo o trabalho desenvolvido e da história dada à estampa no livro tem sido “muito positivo”, mensurado desde as acções de sensibilização à grande procura pelo título.

“As constantes solicitações mostram isso mesmo, da mesma forma que mostram a gravidade da problemática do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas na nossa sociedade, que começa cada vez mais cedo”, alerta, por outro lado.

Embora já fizesse um trabalho de sensibilização antes do lançamento do livro, Pereira diz que a publicação trouxe uma dimensão nacional à sua luta e de tantas outras pessoas, tendo surgido diversas iniciativas que abraçaram o projecto e criaram as condições para que pudesse apresentá-lo em todas as ilhas, bem como ter contactos com os jovens nessas mesmas ilhas.

Neste momento, garante, já começam a surgir alguns convites para levar Bokafumo além-fronteiras, o que espera vir a ser possível, no intuito de desenvolver acções de prevenção junto da diáspora cabo-verdiana.

O autor

José Pereira, fotógrafo freelancer, licenciado em Relações Públicas e Secretariado Executivo, nasceu a 14 de Julho de 1964, na cidade do Mindelo, São Vicente.

Através da sua lente, tem retratado o país nas suas mais diversas vertentes socioculturais e ambientais, com especial enfoque na fotografia de natureza.

Na vertente social, foi agraciado com o prémio Homem do Ano, em 2016, na Gala Somos Cabo Verde e nomeado Embaixador Urbano da ONU Habitat, em 2017.

Foi secretário da Casa Civil na Presidência da República e actualmente é coordenador do Programa Embaixadores da Esperança, enquanto colaborador do Gabinete do Primeiro Ministro.

PUB

PUB

PUB

To Top