PUB

Mundo

Rita Lee, a Rainha do Rock brasileiro, morre aos 75 anos

A cantora Rita Lee, uma das maiores compositoras da música brasileira, faleceu nesta Terça-feira (9) aos 75 anos. A cantora, que é considerada a “Rainha do rock brasileiro”, lutava contra um câncer de pulmão desde 2021 e estava em tratamento.

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, já lamentou à more da cantora e compositora que a considerando-a “a mais genial da música brasileira”.

À frente dos Mutantes, Rita Lee revolucionou a música brasileira ao trazer elementos do rock para a MPB. Após ser expulsa do grupo, Rita seguiu em carreira solo e consagrou-secomo uma das mais importantes cantora e compositora da música brasileira.

Assim como quase tudo em sua vida, Rita Lee lidou de maneira debochada e irreverente em sua luta diária contra o câncer que o Brasil pôde acompanhar por meio de suas redes sociais e também pelo perfil do seu companheiro Roberto de Carvalho, que emitia comunicados com atualizações sobre o quadro de saúde da cantora.

 Uma montanha de sucessos

Compositora genial, Rita Lee deixa uma infinidade de sucessos na música brasileira, entre eles, “Baila comigo”, “Ovelha negra”, “Meu doce vampiro”, “Esse tal de rock in roll” e muitas outras canções.

Além de artista brilhante, Rita Lee quebrou barreiras e enfrentou o machismo e misoginia no mundo do rock e também da música brasileira. Expulsa dos Mutantes, tornou-se a maior artista da música brasileira.

“Rainha do rock brasileiro

Era uma referência da independência de feminina e foi apelidada de ‘rainha do rock brasileiro’ durante os seus quase 60 anos de carreira. Em Abril, de 2022, o filho da cantora, Beto Lee, anunciava que a cantora teria entrado em remissão.

Lançou cerca de 40 álbuns, 34 a solo, e seis com a  banda Mutantes. O seu último trabalho de canções originais, Reza, foi editado em Abril de 2012.

O novo livro de Rita Lee, uma autobiografia, será lançado brevemente no Brasil e em Portugal.

 

C/Agências

PUB

PUB

PUB

To Top