O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou hoje,29, a Cidade da Praia pelos 165 anos de elevação a essa categoria, sob o signo de crescimento e grandes desafios. Numa mensagem dirigida, hoje, ao Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, o Chefe de Estado realça que a capital do país vem se tornando, ao longo dos anos, cada vez mais cosmopolita, criativa e inovadora, sendo, assim “uma Cidade que une todos os cabo-verdianos”. Contudo apela ao engajamento de todos para uma Praia “mais segura, mais justa e mais inclusiva”.
Em comunicado enviado à imprensa, José Maria Neves mostra-se, todavia, ciente dos grandes desafios com que a Cidade está confrontada, nomeadamente nos domínios do planeamento, da habitação, da requalificação urbana, do saneamento ambiental e da segurança e ordem públicas.
“Para ser mais competitiva e sustentar uma dinâmica mais forte de crescimento inclusivo, com oportunidades partilhadas por todos, a Cidade terá que atrair mais investimentos públicos e privados, gerar mais empregos e combater a pobreza e as desigualdades”, destaca o Mais Alto Magistrado da Nação, certo de que a Cidade tem uma sociedade civil vibrante, um tecido empresarial crescente e uma dinâmica social e cultural evidente.
José Maria Neves saúda a Cidade e todos os munícipes praienses, de várias proveniências, desejando que os próximos anos sejam de muito trabalho “em prol de uma Praia cada vez mais moderna, mais próspera, mais segura, mais justa e mais inclusiva”.
Potencialidades
Destaca, ainda, como áreas em que se denotam grandes potencialidades na cidade as energias renováveis, a economia azul
e as tecnologias informacionais.
O Presidente da República apela, no entanto, ao engajamento de todos no processo de desenvolvimento da cidade.
“O aceleramento do ritmo de transformação socioeconómica da Cidade e o aproveitamento de todas as suas potencialidades devem estribar-se na estabilidade institucional e no diálogo franco e aberto entre o Governo e a Câmara Municipal e entre o Município e a sociedade civil, de modo a serem construídas sólidas parcerias públicas e público-privadas, que sirvam os interesses da Praia e de Cabo Verde”.
José Maria Neves exorta ainda que é preciso “continuar a trabalhar para melhorar o ambiente de negócios e favorecer investimentos que contribuam para que a Cidade cresça mais, com base em fatores de competitividade”.