Os moradores de Safende, cidade da Praia, dizem-se indignados com a empresa Águas de Santiago(ADS) uma vez que estão há mais de um mês sem água na rede. Pedem a regularização da situação o mais breve possível.
Em entrevista ao A NAÇÃO, uma residente nos arredores do Espaço Aberto Safende contou que, sem água na rede há mais de um mês, tentaram contactar a empresa várias vezes, para saber o que se tem passado mas que não tem havido explicação.
“Mandam técnicos, que depois vão embora sem nos dar nenhuma explicação. Depois, vem outro e faz a mesma coisa. E nós ficamos aqui sem saber qual o problema e quando poderá resolver”, conta a mesma fonte.
“Má satisfação” da ADS
Na última abordagem, segundo a mesma, um dos trabalhadores da ADS ficou descontente porque lhe foi pedido alguma satisfação.
“Ele avançou que os problemas foram causados pelas intervenções feitas na estrada, pela Câmara Municipal da Praia que cortou os tubos de água. E que se quisermos água na rede novamente, teríamos que ir à câmara pedir que eles resolvam o problema”, conta a nossa entrevistada.
“Sem sentido”
A mesma diz que a satisfação dada pelo técnico não faz nenhum sentido uma vez que “quem deve cobrar da CMP é a empresa ADS e não os moradores”.
Enquanto a situação não se resolve, esta diz que tem sido socorrida por vizinhos com cisternas e por carros com tanques.
Água na rede à noite
Outros moradores ouvidos por esta equipa de reportagem avançaram que em alguns pontos da comunidade a água fica disponível na rede duas vezes por semana, por algumas horas da noite, situação que também gera descontentamento.
“Nem toda a gente sabe disso, portanto não conseguem ter água. A ADS não pode estipular a hora que devemos ter ou não Água. Eles só querem aumentar o preço nas faturas e nem querem saber da satisfação dos utentes”, conta.
Indignada, a população fala em falta de respeito e pede que a situação seja resolvida o mais rápido possível já que “pagamos e temos que usufruir”.