A cantora e compositora cabo-verdiana, natural da ilha do Sal, Zizas Brito irá fazer o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico nos EUA, a 13 de maio. O show já tem lotação esgotada, numa das salas de espetáculos de Dartmouth, Massachusetts.
Zizas Brito terá, igualmente, um conjunto de artistas convidados de renome como Michel Montrond, Lutchinha Fortes, Leninha Leite e o diretor de palco será o produtor Kaku Alves.
Segundo nota de imprensa, mais do que o lançamento do álbum nas terras do Tio Sam, a artista salense pretende que o momento seja aproveitado para apelar a todos os cabo-verdianos da necessidade de junção de esforços na valorização e conservação da morna e coladeira, enquanto distintos géneros musicais tradicionais, considerando as suas histórias e evoluções ao longo da história de Cabo Verde.
“Nha Alma”, um álbum que promove e valoriza os géneros tradicionais
Nas palavras da própria artista, “Nha Alma” é um álbum que “visa valorizar e promover os géneros tradicionais de Cabo Verde, em particular a morna proclamada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO”.
O álbum conta com dez faixas musicais, duas delas com videoclipes produzidos e lançados em Cabo Verde.
A artista
Izilda Máximo da Cruz, mais conhecida por Zizas Brito, cantora e compositora cabo-verdiana, natural da ilha do Sal, nasceu na localidade de Chã de Matias- Freguesia de Nossa Senhora das Dores.
A nível profissional, em 1995 graduou-se em técnica de raio X em Cuba, posteriormente regressou a Cabo Verde e mais tarde em 2002 imigrou-se para os EUA onde se formou em “Medical interpreter” e assistente médica.
É uma amante e tem uma relação muito forte com a música desde criança, principalmente com os estilos mais tradicionais.
Zizas Brito é uma das ativistas e defensoras da música tradicional e junto da comunidade cabo-verdiana residente nos EUA tem participado ativamente em muitas iniciativas culturais com forte enfoque para morna e coladeira.
Tiago Ribeiro- Estagiário