PUB

Política

Processo de elaboração da primeira fase da Estratégia Nacional para o Mar 2023-2033 começa hoje

A Direcção Nacional de Políticas do Mar (DNPM) deu hoje início ao processo de elaboração da primeira fase da Estratégia Nacional para o Mar 2023-2033 e o respectivo plano de acção. Esta primeira fase começa com o diagnóstico da situação atual do sector do mar.

De acordo com a DNPM, citado pela Inforpress, o diagnóstico que se irá fazer resultará da recolha de informações junto das diferentes entidades do sector.

Estas informações servirão de base para formular as opções estratégicas para o mar.

DNPM pede colaboração das demais entidades 

A DNPM solicita a “colaboração profícua” das diferentes entidades de forma a que se trace, em conjunto, um plano que potencie o contributo do mar para a economia do País e “a prosperidade e o bem-estar” de todos os cabo-verdianos.

A ideia, igualmente, é ter um plano que dê resposta aos “grandes desafios” da década, “reforçar a posição e visibilidade” de Cabo Verde no Atlântico e no mundo, enquanto “Nação histórica e geograficamente marítima”.

Transição gradual para a Economia Azul

A DNPM lembra ainda que o Programa do Governo da X legislatura reafirma a importância do mar e o sector da economia marítima como “um dos pilares fundamentais” para construir uma economia de circulação e uma transição gradual para a Economia Azul.

Esta opção, continua a mesma fonte, encontra-se alinhada com os desígnios da proclamação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável de 2021 a 2030 e com os compromissos da Agenda 2030, com particular ênfase nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, focado na protecção da vida marinha, nomeadamente na conservação e uso de forma sustentável do oceano, dos mares e dos recursos marinhos.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top