PUB

Desporto

Campeonato Nacional de Futebol 2022/23 vai custar 49 mil contos aos cofres da FCF

O campeonato de Cabo Verde em futebol 2022/2023, a ser disputado de 22 do corrente a 17 de Junho, está orçado em 49 mil contos, dos quais 70% destinados a viagens e 30% para alimentação e alojamento. Promovida pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o nacional sénior masculino será disputado de 22 de Abril a 17 de Junho, num total de 41 jogos espalhados por estádios de todos os concelhos do País.

Cerca de 34.300 contos, o equivalente a 70% do total dos 49 mil contos, destinam-se ao custo das viagens aéreas (99%) e marítimas, ao passo que a alimentação e alojamento ocupam 30% deste orçamento, isto é, aproximadamente 14.700 contos.

O acolhimento das diversas caravanas nos centros de estágios da FCF da Cidade da Praia, de São Vicente e do Sal reduzem, de forma substancial, estes custos.

De acordo com declarações dadas à Inforpress pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, toda esta verba é suportada pela FIFA, tendo o organismo que rege o futebol cabo-verdiano já partilhado e socializado o plano das deslocações (viagens aéreas e marítimas), bem como o alojamento e a alimentação com todas as associações regionais e respectivos clubes representantes no nacional.

12 equipas divididas em 3 grupos

O Campeonato Nacional 2022/2023 contará com 12 equipas representativas das 11 regiões desportivas divididas em três grupos de quatro equipas cada, com a Académica do Mindelo na defesa do título.

O grupo A terá as equipas campeãs regionais de São Vicente (Mindelense), de Santo Antão Norte (Santo Crucifixo), da Boa Vista (Juventude do Norte) e de Santiago Sul (Clube Desportivo Travadores).

O Grupo B vai ser constituído pelos vencedores dos regionais das regiões desportivas do Sal (Palmeiras), de São Nicolau (Belo Horizonte), de Santo Antão Sul (Os Sanjoanense) e do Fogo (Vulcânico),

Já o grupo C vai ser integrado pela Académica do Mindelo na qualidade de detentora do título nacional e dos campeões regionais da Brava (Sport Club Morabeza), do Maio (Figueirense) e de Santiago Norte (Varandinha).

Final a 17 e junho numa ilha ainda por designar

A primeira fase do campeonato, a de grupos, de acordo com o calendário da FCF, vai ser disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, dentro e fora, pelo que passam às meias-finais os vencedores de cada um dos grupos e o melhor segundo classificado.

As meias-finais vão ser disputadas a 03 e 10 de Junho, sendo que a final, disputa-se a 17 de Junho, uma única mão, numa ilha ainda por designar.

 

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top