A Emprofac esclareceu, esta sexta-feira, que a escassez de insulina no mercado deve-se a dificuldades enfrentadas pelos fabricantes. Entretanto, diz que há no mercado outras insulinas de acção lenta e que já formulou várias encomendas em outros fornecedores, prevendo abastecer o mercado ainda no decurso deste mês.
“Vários fabricantes internacionais, como a Sanofi e o Novo Nordisk, produtoras de insulina para o mercado mundial, estão a enfrentar dificuldades na produção e abastecimento desta fármaco, uma situação que afecta o mercado cabo-verdiano”, esclareceu a empresa, em comunicado.
Neste quadro, diz que estão no mercado outras insulinas, de ação lenta e garante que “esforços estão sendo feitos para abastecer o mercado nacional ainda em Abril.
Melhor solução possível
“A Emprofac já formulou um conjunto de encomendas junto de vários fornecedores para tão logo repor os stocks”, indica a mesma fonte, acrescentando, ainda, que está em articulação com as entidades de saúde para encontrar a melhor forma de resolver a situação.
Frisa, ainda, que o país depende exclusivamente de fornecedores internacionais para a aquisição de insulinas, e que uma nova encomenda deve chegar nos próximos dias e será distribuída.