A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo celebrou na terça-feira, 11, um contrato de empreitada com uma empresa local para a construção da casa de baterias da estação/central fotovoltaica da localidade de Chã das Caldeiras. Esta que é uma parte importante do processo de eletrificação daquela localidade com energias renováveis.
O projecto de electrificação tem como objectivo fornecer energia e a sua distribuição para um total de 200 casas e 11 estruturas como escolas, restaurantes, unidades de produção local e estruturas sociais.
Em relação à empreitada de construção da casa de baterias da estação/central fotovoltaica da localidade de Chã das Caldeiras, o autarca Alberto Nunes, disse que tem a duração de 45 dias e é fruto de uma parceria entre a câmara e o Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.
Alberto Nunes prefere não avançar uma data para conclusão do projecto
Com a construção da casa de baterias da estação/central fotovoltaica da localidade de Chã das Caldeiras, assim que chegarem os equipamentos encomendados será concluído o processo de eletrificação desta localidade turística do município de Santa Catarina do Fogo.
No entanto, Alberto Nunes não quis avançar uma data para conclusão do projecto de electrificação, já que depende da chegada dos equipamentos.
As baterias e contadores inteligentes que permitem a limitação da quantidade de energia que as pessoas recebem nas suas residências e no sistema pré-pago foram encomendados e devem chegar ao País nos próximos dias, permitindo assim às autoridades proceder à instalação e conclusão do processo.
Projeto híbrido
O projecto de electrificação de Chã será híbrido e vai combinar a produção solar (25 kw), sendo que o desenho do sistema foi elaborado pelo grupo Alemão, INENSUS, especialistas em Sistemas Mini – Grids, em parceria com a gigante Norte Americana SUNPOWER, sendo que mais de 80 por cento (%) da energia será produzida através de fontes renováveis.
Construção de aqueduto de acesso à zona litoral de Santa Catarina
No mesmo dia o presidente Alberto Nunes, assinou um outro contrato de empreitada com outra empresa local, desta feita para construção do aqueduto “Maria da Cruz”para a melhoria do acesso à zona do litoral do município de Santa Catarina.
Este aqueduto deverá ser construído num prazo de 30 dias e é financiado através da parceria entre a câmara de Santa Catarina e o Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o turismo.
C/ Inforpress