Arranca esta segunda-feira,10, na Praia, a 9ª Edição do Atlantic Music Expo – AME, com um espectáculo agendado para as 19h, no Auditório Nacional, por onde vão desfilar vários ritmos e artistas da música de Cabo Verde. Tendo o Platô como palco central, até quinta-feira, 13, o AME vai juntar 26 artistas nacionais e estrangeiros, de diferentes estilos musicais e origens, para darem a conhecer a sua arte aos experts da área, entre eles programadores de festivais.
O AME está de volta às ruas do Platô em pleno mês de Abril, depois de ter sido suspenso devido à covid e o ano passado ter acontecido, em Junho, excepcionalmente.
Orçado em 18 mil e 500 contos, financiados especialmente através do Fundo do Turismo e Câmara Municipal da Praia, entre outras parcerias, o AME gera grande expectativa em termos de lucro especialmente para a restauração e comércio geral do Platô, onde estão centradas as principais actividades do AME, além da hotelaria.
O evento arranca assim esta segunda-feira, 10, Auditório Nacional, com a inauguração oficial do certame, num espectáculo agendado para as 19h.
Segundo a organização a performance de abertura centra-se na história da música de Cabo Verde, numa espécie de desfile de diversos estilos musicais, num espetáculo mais curto em relação às edições anteriores.
26 actuações
No total, no “palco” central do evento, o Platô, estão previstas 26 actuações, entre 120 artistas e músicos de mais de 15 países.
A nível nacional, e da diáspora cabo-verdiana, o alinhamento dos espectáculos é composto pelo pianista Carlos Matos, um dos mais talentosos músicos e compositores de Cabo Verde, que reside na Holanda, que lançou recentemente um disco, além de Josslyn, Carlos G Lopes, Bertânia Almeida, CSI Ma’at Ra, Zul Alves, Bulimundo, Sara Alhinho, Hélio Batalha, Thairo Costa, Ary Morais e ainda os DJ Streladuh, e DJ Oleg.
Entre os nomes internacionais esperados para as actuações figuram Kandy Guira, Burkina Faso, Jessica Bongos, da Nigéria, Varkocks, Eslováquia, Sónia Noor, Marrocos, e DJ Bleepolar, Colombia/EUA, Uonno D`Ajere, de Itália, Leo Middea, do Brasil/EUA, Kavita Shaa-EUA/Cabo Verde, Natália Machins, Canárias, Cristina Clara, Portugal, Jay Lorenzo, Angola.
Vários palcos
Sob o lema, “De Cabo Verde para o Mundo, AME a Música!” os palcos do Platô dividem-se, como habitualmente, entre a Pracinha da Escola Grande, Praça Luís de Camões e Rua Pedonal, este último para os shows abertos ao público, a partir do final da tarde.
As Jam Sessions, depois dos shows na Rua Pedonal, acontecem na Osteria, em Quebra Canela.
Além dos espectáculos, o AME engloba ainda workshops, a habitual feira da cultura e indústria da música, em frente à Câmara Municipal, e, também, os “one-to-one meetings”, que decorrem no Palácio da Cultura Ildo Lobo.