O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, lamentou ao início da noite de hoje a morte dos cinco militares que perderam a vida esta tarde na zona da Serra da Malagueta, Santiago, depois do camião onde seguiam, para apoiar o incêndio ter capotado.
Em entrevista à RCV, via telefone, JMN, que se encontra em missão nos Estados Unidos da América, disse lamentar a morte dos militares , sendo, “infelizmente”, como disse, um impacto “muito negativo”, do incêndio que desde ontem flagrou na zona da Serra Malagueta.
O mesmo disse estar a “acompanhar com muita preocupação” a situação, destacando que augura que o fogo seja primeiramente controlado, para depois se ver as “causas” e “se tomar as medidas que se impõem”.
O mais alto magistrado da nação cabo-verdiana disse ainda que é preciso responsabilizar “exemplarmente” o responsável ou eventuais responsáveis apurados para que “a situação não se venha a repetir”.
O incêndio
Recorde-se que, desde ontem à tarde, que um incêndio deflagrou na Serra da Malagueta e arredores, estando já controlado, mas não extinto, conforme declarações do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, à RCV ao início desta noite.
Entretanto, já está confirmada a detenção do suspeito autor do incêndio. Foi avançada a possibilidade do indivíduo em causa, natural da Serra Malagueta, ter perturbações mentais.
O caso está agora entregue às autoridades.