A Universidade de Cabo Verde, através do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) tem em curso um estudo sobre o assédio e a violência sexual, para se inteirar dos principais desafios e obstáculos para o “empoderamento económico” das mulheres e meninas no país. Para a isso apela à colaboração dos alunos do terceiro e quartos anos.
Conforme informações no site da instituição, trata-se de um projeto que tem como objetivo contribuir para o “empoderamento das meninas e mulheres cabo-verdianas e a eliminação das desigualdades de género”, através do reforço da autonomia “económica e física” das mulheres.
O inquérito denominado de “Percepção dos cabo-verdianos e cabo-verdianas sobre o Assédio e a Violência Sexual em Cabo Verde: Estudo de caso nas ilhas de Santiago (Praia e Assomada), Fogo e São Vicente” é dirigido aos estudantes 3.º e 4.º anos da Uni-CV.
Foco em classes mais desfavorecidas
Através do inquérito pretende-se fazer uma análise sobre os principais desafios e obstáculos para o “empoderamento económico das mulheres e meninas em Cabo Verde”, com especial foco nas trabalhadoras domésticas, trabalhadoras informais e mulheres rurais, enquanto classes mais desfavorecidas.
Esta pesquisa está enquadrada no projeto “Empoderamento de mulheres e meninas em Cabo Verde: O caminho para o desenvolvimento” implementado pela OMCV, e conta com o financiamento do Governo dos Estados Unidos da América.
Tiago Ribeiro
Estagiário