PUB

Fogo

Corpo do ex-emigrante, professor e empresário, Sebastião Baptista “Tchotchozinho”, vai hoje a enterrar em Ponta Verde

O corpo do ex-professor e Delegado da Educação em São Filipe, Sebastião Aquino Lopes Baptista, “Tchotchozinho”, vai hoje a enterrar, às 15 horas, no cemitério de Ponta Verde sua terra natal. “Tchotchozinho”, que também foi emigrante nos Estados Unidos, empresário, activista social e político, faleceu, a 09 de Março, aos 84 anos, no hospital Regional São Francisco de Assis, Fogo, onde se encontrava hospitalizado.

A morte de Sebastião Aquino Lopes Baptista, igualmente conhecido por “Tchotchozinho”, que foi emigrantes nos Estados Unidos durante mais de três décadas, professor e Delegado do Ministério da Educação em São Filipe, empresário e activista social, entristeceu a ilha do Fogo, a diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos e, particularmente, a comunidade de Ponta Verde, onde residia e onde também fez investimentos que contribuíram para a valorização da região.

Nas redes sociais são inúmeras as mensagens de pesar, em nome desta figura muito conhecida e querida pela sociedade foguense e não só, dentro e fora do país.

“Homem de grande carácter e preocupado com a vida da sua comunidade”, diz UCS

Na sua mensagem de condolências à família do malogrado e à comunidade foguense, residente e na diáspora, Ulisses Correia e Silva, na qualidade de Presidente do Movimento para a Democracia (MpD), destacou que “Tchotchozinho”, foi “um bom ser humano, um homem de grande carácter e preocupado com a vida da sua comunidade, no Fogo e na diáspora americana”.

“Recordamos também a atividade profissional do exemplar professor de Inglês de várias gerações de jovens do Liceu Teixeira de Sousa, em São Filipe. O saudoso companheiro de todas as horas, “Tchotchozinho”, deixa um vazio difícil de preencher na família do MpD – Fogo, pela sua dedicação, generosidade e seriedade nas questões que tinham a ver com o funcionamento, a vida e o futuro do nosso grande partido”, escreveu Ulisses Correia e Silva.

Jorge Santos, Ministro das Comunidades, também referiu-se à morte de “Tchotchozinho”, que destaca como “um homem altruísta, generoso e filantropo. Um amigo e companheiro, verdadeiro conselheiro popular”. Santos também recorda Sebastião Baptista como um “empresário que sempre investiu, com qualidade, na sua terra natal de Ponta Verde e na Ilha do Fogo. Professor competente e estimado por quantos tiveram o previlégio de ser seus alunos(as).”.

Câmara Municipal de São Filipe lamenta “enorme perda”, 

Na sua nota de pesar, a Câmara Municipal de São Filipe considera que o passamento de “Tchotchozinho”, representa uma enorme perda para a família, para os amigos e para a comunidade educativa”.

A autarquia de São Filipe recorda uma “figura cativante e muito apreciada por todos” que mesmo depois de se ter aposentado como professor, esteve sempre com projectos e sonhos para o futuro, nomeadamente na área da restauração e alojamento turístico, tendo criado um “espaço extremamente aprazível em Ponta Verde, genericamente conhecido como ´Cá Tchotchozinho´, servindo comida típica num amplo jardim cheio de frondosas árvores de fruta”.

A nota de pesar da Câmara Municipal de São Filipe faz referência às várias etapas da vida do malogrado que A Nação online passa a transcrever:

Estudos primários e secundários

“Sebastião Aquino Lopes Baptista, “Tchotchozinho”, nasceu em Ponta Verde – Freguesia de São Lourenço em 1939. Frequentou a Escola Central de São Filipe, tendo ali concluído a 4ª classe. Os exames de Admissão, bem como os do 5º e 7º Ano dos Liceus, foram concluídos no Liceu Gil Eanes em Mindelo, São Vicente, já no início da década de 60 do século passado”.

Emigração para os Estados Unidos

“Militar em Angola, regressou a Cabo Verde em 1967, tendo-se casado. Emigrou no final da década de 60 para os Estados Unidos onde permaneceu durante cerca de três décadas. Para além de trabalhar, nesse país aproveitou para continuar os estudos, tendo-se formado em História”.

Professor de Inglês na Escola Secundaria de São Filipe

“Ao abrigo do programa das Nações Unidas favorecendo o retorno de quadros ao seu país natal, regressou a Cabo Verde em 1996, tendo sido integrado como docente de Inglês na Escola Secundaria de São Filipe, tendo dali transitado, dois anos mais tarde, para o Projecto da Cooperação Alemã visando a superação do corpo docente do Ensino Básico no Concelho de São Filipe, Ilha do Fogo”.

Delegado do Ministério da Educação do Concelho de São Filipe

“Durante um breve período, 2001/2002, desempenhou as funções de Delegado do Ministério da Educação do Concelho de São Filipe. Finda esta Comissão, regressou à Escola Secundaria Dr. Teixeira de Sousa, transferindo-se, alguns anos mais tarde, para o recém-criado Liceu de Ponta Verde, sua localidade natal, acabando por ali se aposentar”.

Uma das figuras de referência do MPD-São Filipe

“Entrementes ao longo de todo esse tempo desempenhou uma forte actividade social e política, tornando-se uma das figuras de referência do MPD-São Filipe, cujas actividades coordenou de 2005 a 2008, sendo figura habitual em várias listas de candidatura e campanhas realizadas”.

O professor Sebastião faleceu, aos 84 anos de idade, no hospital Regional São Francisco de Assis, Fogo, onde se encontrava hospitalizado.

PUB

PUB

PUB

To Top