Os 34 jovens beneficiários que concluíram a capacitação nas áreas de agropecuária, construção civil, costura, mergulho, pequenos negócios, estética, refrigeração e climatização, no âmbito do projeto Inclusão Produtiva recebem hoje os seus kits de apoio ao negócio.
Segundo nota de imprensa, esta ação faz parte do projeto Inclusão Social e Produtiva, financiada pelo Banco Mundial e a entrega será feita pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, em São Miguel.
O programa Inclusão Produtiva tem como objectivo alcançar a redução das vulnerabilidades das famílias, ajudando-as a construir caminhos para a sua autonomia.
O projeto almeja reforçar as potencialidades das famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inclusão (RSI) que através de um conjunto de ações, procedimentos, instrumentos e mecanismos, em articulação com a área de emprego e formação profissional, possibilitando-as o exercício de atividades geradoras de rendimento.
“O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, tem em curso formações em atividades geradoras de rendimento, nomeadamente gestão de pequenos negócios, empreendedorismo, educação financeira e habilidades sociais em nove Municípios do país”, avança o comunicado.
Projeto vai beneficiar duas mil famílias
O Projeto Inclusão Social e Produtiva, financiado pelo Banco Mundial, vai beneficiar duas mil famílias, das 4.500 famílias beneficiárias do RSI.
Até agora já foram beneficiadas famílias nos municípios de Santa Catarina de Santiago, São Salvador do Mundo, Calheta de São Miguel, Santa Cruz, Praia, São Filipe do Fogo, São Vicente, Ribeira Grande de Santo Antão e Porto Novo.
Até esta data, já foram beneficiadas 792 famílias com kits, sendo que no Município de São Miguel, das 82 famílias que beneficiaram com o projeto, 40 já receberam os seus Kits.
Tiago Ribeiro