A constituição da associação para a reinserção social e de apoio aos reclusos e ex-reclusos consta da agenda da quinta mesa de Reinserção Social, promovida pelo Projecto Pessoas, em parceria com a direcção da Cadeia Regional do Fogo.
A mesa redonda de reinserção social, agendada para sábado, 17, tem por objectivo facilitar o relacionamento entre as instituições, a sociedade civil e mundo da cadeia.
Nesta edição, segundo a mobilizadora comunitária do Projecto Pessoas, Nídia Cardoso, será constituída a associação depois de os estatutos terem sido analisados em duas ocasiões e serão, também, eleitos os órgãos sociais da associação que integra reclusos, ex-reclusos, familiares, sociedade civil, instituições religiosas e públicas.
Apoiar reclusos e ex-reclusos na sua reinserção social
A finalidade da associação é apoiar quer os actuais reclusos como os ex-reclusos da Cadeia Regional do Fogo a reinserir na sociedade, através de várias iniciativas.
Na quinta mesa os participantes vão também definir a data para a realização do primeiro fórum de reinserção social que deverá acontecer em meados de maio, coincidindo com o término do Projecto Pessoas.
O Projecto Pessoas é financiado pela União Europeia e Fundo Canadiense para iniciativas locais (CFI), implementado pela ONG Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes (Cospe), em parceria com Associação de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (AAVVD), Laço Branco e Comissão Regional dos Parceiros do Fogo e Brava.
C/ Inforpress