O projeto “Terra Azul: Resiliência e Fortalecimento das Comunidades Costeiras e rurais das ilhas de Santo Antão e São Vicente” é apresentado amanhã, 14 de março, pelas 9 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto Novo (Santo Antão). A iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN).
Segundo nota de imprensa, os objectivos do projeto “Terra Azul” passam por fortalecer a segurança alimentar, e a “resiliência e a igualdade de oportunidades” nas Ilhas de Santo Antão e São Vicente, através da promoção da ocupação, da segurança e da proteção social nas comunidades costeiras e rurais.
O mesmo visa ainda o fortalecimento das capacidades de representação e diálogo das redes locais de produção de alimentos, tanto agrícolas como pesqueiras.
O projeto pretende promover ainda práticas sustentáveis de pesca e dar acesso a novos mercados, como o institucional, das cantinas escolares para fortalecimento da dieta dos alunos.
Diversificar fontes de rendimento
Além destes objectivos, o projeto assenta na diversificação das fontes de rendimento através da inclusão das aldeias piscatórias em circuitos de turismo rural e gastronómico.
A apresentação conta com a participação do Ministro do Mar, da Embaixadora do Reino de Espanha em Cabo Verde e do Presidente da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escolar (FICASE).
O Projeto “Terra Azul” é financiado pela Cooperação Espanhola e pelo Ministério do Mar/ Fundo Autónomo das Pescas, promovido pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e conta com a parceria das Câmaras Municipais das Ilhas de Santo Antão e São Vicente, além de outros parceiros.
Tiago Ribeiro
Estagiário