PUB

Política

Presidente de São Tomé e Príncipe na Praia para uma visita de quatro dias a Cabo Verde

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, chegou na tarde de hoje, Domingo, à Cidade da Praia para uma visita oficial de quatro dias a Cabo Verde no quadro dos laços históricos de amizade e cooperação que unem os dois países.

Amanhã, Segunda-feira, 13, o Chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves e o seu homólogo Carlos Vila Nova, terão um tete-a-tete, seguido de uma cerimónia de condecoração do Presidente santomense com o Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral, num “gesto de reconhecimento pela singularidade dos laços entre os povos cabo-verdiano e são-tomense”.

Segundo nota de imprensa da Presidência da República de Cabo Verde, a distinção de José Maria Neves a Carlos Vila Nova, é igualmente um reconhecimento do “empenho, sentido de liderança e revigorante aposta do Chefe de Estado são-tomense no fortalecimento das relações entre os dois povos e Estados e o seu contributo para uma cada vez melhor inserção da comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé”.

Sessão solene da Assembleia Nacional

Ainda amanhã, Segunda-feira, 13, o Presidente de São Tomé e Príncipe será acolhido em sessão solene da Assembleia Nacional e recebe as chaves da Cidade da Praia, nos Paços do Concelho, além de depositar uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral.

À tarde, o Presidente Carlos Manuel Vila Nova recebe o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, em visita de cortesia, e realiza visitas aos Laboratórios Inpharma e à Uni-CV, antes de ser agraciado com um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República de Cabo Verde.

Visita ao interior de Santiago e São Vicente

Na Terça-feira, 14, o Chefe de Estado são-tomense cumpre um programa ao interior da ilha de Santiago, com deslocações ao Museu da Resistência, no Campo de Concentração do Tarrafal, e à Universidade de Santiago.

De regresso à Cidade da Praia, visita o NOSI (Núcleo Operacional da Sociedade de Informação) e reúne-se com a comunidade São-tomense residente no país.

Na Quarta-feira, 15, o programa de visita de Carlos Vila Nova será, integralmente, cumprido na ilha de São Vicente, com a recepção das Chaves da Cidade do Mindelo, visitas ao Porto Grande e a algumas empresas e instituições.

Elevado patamar das relações” entre os dois países

A Presidência da República de Cabo Verde, refere que a deslocação de Carlos Manuel Vila Nova a Cabo Verde é a resposta a um convite do Chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, e traduz o “elevado patamar das relações e os vínculos mais genuínos de irmandade e consanguinidade que entrelaçam os dois Estados e povos marcados por um passado comum”.

“Sob circunstâncias outrora dramáticas, como foi a emigração forçada de cabo-verdianos para as “Terras do Sul”, as duas Nações Crioulas do Atlântico construíram, ao longo dos tempos, múltiplas pontes de afecto e fraternidade que se traduzem, de forma particular, na relevante comunidade de cabo-verdianos e seus descendentes, já na quarta-geração, em São Tomé e Príncipe”, refere a nota de imprensa da Presidência da República de Cabo Verde.

As relações bilaterais entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe abarcam os mais diversos sectores, nomeadamente a educação, a saúde, a justiça, as pescas, a agricultura, além das novas tecnologias, economia digital, governação electrónica, turismo, administração pública e o sector privado.

Recorde-se que a visita do Presidente Carlos Vila Nova estava inicialmente prevista para 26 de Novembro passado, mas foi cancelada devido à tentativa de golpe de Estado em São Tomé e Príncipe registada de 24 para 25 de Novembro de 2022.

PUB

PUB

PUB

To Top