A cantora, compositora, artista plástica e ativista social, Fattú Djakité faz, hoje, Sábado, no Centro Cultural do Mindelo, em São Vicente, o lançamento do seu primeiro álbum intitulado “Praia-Bissau”. A obra de 12 faixas, entre elas composições inéditas da própria artista, conta com a participação de artistas e produtores de várias nacionalidades, nomeadamente do Brasil.
Praia-Bissau”, o primeiro álbum de Fattú Djakité, residente em Cabo Verde desde os cinco anos de idade, é segundo esta artista, uma demonstração de carinho pelas duas cidades “da sua vida.
Aliás, conforme contou a artista numa entrevista à Inforpress, o álbum carrega “muito boa energia”, a mesma que a sua criadora pois “não se pode falar de Fattu Djakité sem pensar na Praia e Bissau”
12 faixas com inéditos
“Praia-Bissau” com 12 faixas (11 músicas mais um remix), foi produzido pelo produtor brasileiro Maurício Pacheco e representa a riqueza cultural e musical de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Israel e Brasil.
Além de clássicos de Guiné-Bissau e Cabo Verde, o álbum possui sete composições inéditas, entre elas, da autoria de Elida Almeida, de Djoy Amado e participação especial do ‘rapper’ brasileiro Emicida.
“Kumakê” e “Minina d’Oru” estão entre as composições inéditas da própria artista, presente neste que é o seu primeiro disco.
Segundo Fattu, este projecto poderia ter saído há muito, mas deparou-se, no entanto, com inúmeros contratempos.
Porém, estes cinco anos serviram para se preparar melhor para defender a sua obra e regressar ao mercado. A ideia é realizar uma turnê e fazer com que “Praia-Bissau” chegue ao público, em especial, o povo das duas cidades.
Sobre Fattú Djakité
Fatumatá Djaquité, de nome artístico Fattú Djakité, nasceu em Março de 1991 em Bissau e reside em Cabo Verde desde os 5 anos de idade.
No arquipélago viveu toda a sua infância, adolescência e fase adulta, mas sempre manteve a guinendade em si, toda a cultura desde a gastronomia à língua. Foi do vivenciar as duas culturas que nasceu assim o seu novo projecto “Praia-Bissau”.
A cantora que se define como abundância e liberdade, reflete estes mesmos conceitos no novo álbum que já se encontra em todas as plataformas digitais desde meados de Novembro de 2022.
C/Inforpress