O Botafogo conquistou três pontos na secretaria, referente ao jogo da 12ª jornada, em que foi derrotado pelo Grito Povo (1-2), e saltou para a liderança do campeonato regional do primeiro escalão em igualdade pontual com o Vulcânico.
A equipa do Botafogo, na sequência da derrota, interpôs um protesto alegando a utilização irregular de um jogador da equipa do Grito Povo, tendo o Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol do Fogo considerado o protesto válido, por ter sido interposto em tempo útil.
Em comunicado divulgado na quarta-feira, 08, o Conselho Jurisdicional sublinhou que “não existem quaisquer nulidades, questões prévias ou incidentais que impossibilitem o conselho de conhecer e pronunciar sobre o pedido”.
Jogador do Grito Povo deveria cumprir um jogo de suspensão
Depois de analisar os factos constantes do protesto, o conselho referiu que o jogador do Grito Povo, em causa, tinha três cartões amarelos, e que à luz dos Regulamentos Disciplinares da Federação Cabo-verdiana de Futebol, FCF, estava obrigado a cumprir um jogo de suspensão e não podia ser utilizado no jogo contra o Botafogo, referente à 12ª jornada.
Derrota forçada
Como o jogador foi utilizado irregularmente, a sua equipa deve ser punida com derrota por 3-0 por força do disposto no artigo 12º alínea e) do Regulamento da FCF, justificou.
Perante os factos, o Conselho Jurisdicional, por unanimidade dos seus membros, “julga procedente, por provado, o protesto apresentado pelo Botafogo”.
Na sequência decidiu aplicar a pena prevista no artigo 54º, nº 1 do Regulamento Disciplinar da FCF, a pena de derrota para a equipa do Grito Povo, e indicou que seja computada a vitória definitiva do clube protestante, Botafogo, por 3-0 com o consequente direito aos três pontos.
Com esta decisão e a tabela classificativa sofre alteração e a equipa do Botafogo, que tinha 27 pontos passa a somar 30, os mesmos que o Vulcânico.
Nova classificação
Classificação fica assim ordenada Botafogo e Vulcânico 30 pontos, Académica 29, Cutelinho 24, Unidos do Norte 19, ABC de Patim 12, Nô Pintcha 11, Grito Povo e Valência 10 e Desportivo de Cova Figueira com seis pontos.
C/ Inforpress