A comunidade do Planalto Norte, concelho do Porto Novo, em Santo Antão, passa, a partir de agora, a dispor de 20 toneladas de água por dia, para o consumo, o dobro da quantidade disponível anteriormente. Trata-se de um investimento orçado nos 92 mil contos.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal do município, Aníbal Fonseca, com a inauguração, este sábado, do sistema de abastecimento de água ao Planalto Norte, através de autotanques, os habitantes passam a beneficiar, diariamente, de 20 toneladas de água.
A água, segundo a mesma fonte, é proveniente de uma nascente, situada nas proximidades do vale de Martiene, que chega a esta localidade através de um sistema de bombagem movido a energia solar.
Rede domiciliária
“A água já está disponível nos reservatórios, agora o próximo passo é a construção de rede domiciliária para levar água às casas das pessoas”, prometeu o autarca.
Para este responsável, a inauguração do sistema de abastecimento de água no Planalto Norte representa a concretização de “um sonho de gerações”.
92 mil contos
A obra foi inaugurada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que realçou o impacto do projecto, à volta de 92 mil contos, na fixação da população local e na redução da pobreza.
O projecto foi financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura (programa POSER) e contou com parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), da Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), da Cooperação Luxemburguesa e dos Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.
C/ Inforpress