Um cidadão morreu e cerca de 69 ficaram feridos após um sismo de 5,6 ter atingido novamente a Turquia, esta segunda-feira. Alguns edifícios também ficaram danificados, segundo informou a agência governamental de catástrofes.
O epicentro do sismo foi o distrito de Yesilyurt, na província de Malatya, que foi também atingido pelo terremoto de 6 de fevereiro, que matou mais de 44.000 pessoas na Turquia e outras milhares na Síria.
“Um cidadão perdeu a vida. Cerca de 69 ficaram feridos”, disse Yunus Sezer, presidente da agência de catástrofes AFAD, citada pelo Diário de Notícias.
A AFAD partilhou, na rede social Twitter, que desde 6 de fevereiro, cerca de 29 edifícios já tinham desmoronado.
Quase 10.000 tremores de terra
A AFAD registou quase 10.000 tremores de terra após o sismo de 6 de fevereiro e acredita-se que cerca de 173.000 edifícios tenham sofrido danos, de acordo com relatos dos media turcos.
Os meios de comunicação social turcos criticaram veementemente os promotores por utilizarem materiais de má qualidade e não cumprirem os códigos de construção.
Entretanto, o Presidente Recep Tayyip Erdogan já anunciou planos para reconstruir 270.000 casas nas províncias devastadas, no prazo de um ano.
C/ Diário de Notícias