Cabo Verde venceu, na tarde de hoje, 24, a Guiné-Conacri por 78-70, no 1º de três jogos da última janela de qualificação para o mundial de basquetebol 2023. Tavares e Betinho destacaram-se. Amanhã os Tubarões Martelo defrontam os anfritriões angolanos.
A seleção nacional entrou mal em campo estando a perder por 15-3 no primeiro período e 24-13 no segundo período da primeira parte. Contudo, antes do intervalo os Tubarões Azuis conseguem recuperar e saíram a vencer a Guiné-Conacri por 44-37.
No regresso, o jogo esteve mais equilibrado entre as duas seleções. No primeiro período da segunda parte o resultado esteve em 62-61 para Cabo Verde.
Mas, depois de muito esforço, a nossa seleção acabou por vencer o jogo por 78-70.
Angola, já amanhã
Cabo Verde volta a entrar em campo amanhã, sábado, para defrontar os anfitriões de Angola e no dia 26 encerre os jogos frente a Costa do Marfim.
A Costa do Marfim, já qualificada, lidera o Grupo E com 14 pontos, seguido de Angola com 12, Cabo Verde com 11, Nigéria 10, Guiné Conacri e Uganda com oito pontos cada.
A selecção cabo-verdiana luta, nesta janela de qualificação, para uma das cinco vagas africanas na Copa do Mundo de Basquetebol FIBA’2023, programado para acontecer de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023, no Japão, Indonésia e Filipinas.
Os convocados
Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA) Ivan Almeida (Benfica, Portugal) Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), – Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha), Jeft Xavier (EUA), Joel Almeida (CAP, Camarões), Kevin Gomes “Kevón” (Porto, Portugal), Anderson Correia, (Petro de Luanda, Angola), Kevin Koronel (Mans, França), Michel Mendes (Piratas, EUA), Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha) e Betinho (Benfica, Portugal).
A equipa técnica é constituída pelos treinadores Emanuel Trovoada (principal) e pelos adjuntos Daniel Miranda e José Vieira.