O grupo carnavalesco Monte Sossego é o grande vencedor do Carnaval do Mindelo 2023. Além da classificação geral, o grupo garantiu sete prémios individuais. Com um enredo recheado de crítica social, Monte Sossego criticou a falta de habitação condigna, a segurança, os criminosos de colarinho branco, justiça e desemprego no país.
O grupo Monte Sossego fechou com chave de ouro a noite de terça-feira,21, ao contagiar e impactar o público com muita energia à volta de temas sociais como a justiça, habitação condigna e trabalho.
O grupo fez uma releitura do poema de Onésimo Silveira “Um poema diferente”, com mais de 60 anos, porém, como dizem atual nos dias de hoje.
O bicampeão do carnaval do Mindelo conquistou ainda sete prémios individuais como o de melhor bateria, melhor música, melhor carro alegórico, rainha de bateria, 1a dama, rainha e rei.
Cruzeiros em segundo
O segundo lugar do Carnaval do Mindelo, no ano da retoma pós covid, foi para os Cruzeiros do Norte, que ainda arrecadou três prémios individuais, nomeadamente, também, melhor bateria, porta bandeira e 2a dama.
Com o enredo “Tres Koza Sab na Vida: Saúde, dinher e amor” os foliões passaram a mensagem da importância da atividade física e de uma alimentação saudável, sem esquecer do amor e do dinheiro na vida das pessoas.
Flores do Mindelo consegue o terceiro lugar e um prémio individual, o de mestre da sala. Com mais brilho do que nos últimos anos, o grupo apresentou o enredo “Renascer num voo”, um pedido de respeito à história dos 45 anos do grupo.
Atrasos comprometem classificação do Estrela do Mar
No último lugar e sem prémios individuais ficou o Estrela do Mar. O desfile de terça-feira,21, ficou marcado por alguns incidentes para o grupo, que se atrasou para pisar a avenida, cedendo lugar ao Cruzeiros do Norte.
Estrela do Mar transmitiu uma mensagem da preservação ambiental e o sonho de um mundo sem poluição.